Produção de aluminio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1554 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Relatório Ambiental

Indústria de alumínio

Disciplina: TPI ll

Professor: Marcos

Introdução:

A obtenção do alumínio é feita a partir da bauxita, um minério que pode ser encontrado em três principais grupos climáticos: o Mediterrâneo, o Tropical e o Subtropical. A bauxita deve apresentar no mínimo 30% de alumina aproveitável para que a produção de alumínio seja economicamente viável.O processo de obtenção de alumínio primário divide-se em três etapas: Mineração, Refinaria e Redução. O alumínio é um metal precioso, ele está em todas as coisas e mesmo assim não pode ser encontrado na natureza em seu estado puro.

Objetivo:
Verificar os pontos positivos e negativos do alumínio

Utilização:

Latas de refrigerante
Panelas
Vidros laminados à prova de bala
Motos
Aeronavesetc...

Mineração

O alumínio não é encontrado diretamente em estado metálico na crosta terrestre. Sua obtenção depende de etapas de processamento até chegar ao estado em que o vemos normalmente. O processo da mineração da bauxita, que origina o alumínio, pode ser exemplificado da seguinte maneira:

Remoção planejada da vegetação e do solo orgânico;

Retirada das camadas superficiais dosolo (argilas e lateritas);

Beneficiamento:
Inicia-se na britagem, para redução de tamanho;
Lavagem do minério com água para reduzir (quando necessário) o teor de sílica contida na parcela mais fina;
Secagem

Refinaria
A refinaria é a fase do processo que transforma a bauxita em alumina calcinada. O procedimento mais utilizado é o Bayer. Esta é primeira etapa até se chegar ao alumíniometálico.

Dissolução da alumina em soda cáustica
Filtração da alumina para separar o material sólido
O filtrado é concentrado para a cristalização da alumina;
Os cristais são secados e calcinados para eliminar a água;
O pó branco de alumina pura é enviado à redução;
Na redução, ocorre o processo conhecido como Hall-Héroult, por meio da eletrólise, para obtenção do alumínio;
As principaisfases da produção de alumina, desde a entrada do minério até a saída do produto final são: moagem, digestão, filtração/evaporação, precipitação.

Além da bauxita e de combustíveis energéticos, a produção de uma tonelada de alumina requer outros insumos, cujo consumo depende da qualidade do minério.

Redução

Na produção do alumínio, a redução é o processo que separa o metal do oxigênio, queformam a alumina (AL2O3). A operação ocorre a uma temperatura próxima a 960º C, nas cubas eletrolíticas – fornos especiais revestidos com carbono pelos quais circulam uma corrente elétrica.
Redução é o processo de transformação da alumina em alumínio metálico;
A alumina é dissolvida em um banho de criolita fundida e fluoreto de alumínio em baixa tensão, decompondo-se em oxigênio;
O oxigênio secombina com o ânodo de carbono, desprendendo-se na forma de dióxido de carbono, e em alumínio líquido, que se precipita no fundo da cuba eletrolítica;
O metal líquido (já alumínio primário) é transferido para a refusão através de cadinhos;
São produzidos os lingotes, as placas e os tarugos (alumínio primário);
Basicamente, são necessárias cerca de 5 t de bauxita para produzir 2 t de alumina e 2t de alumina para produzir 1 t de alumínio pelo processo de Redução.
O grande aumento no consumo de alumínio é a prova do que este metal significa na indústria moderna. É o mais importante dos metais não ferrosos e está entre os mais consumidos anualmente. A variedade de aplicações do alumínio está relacionada com suas características físico-químicas, com destaque para seu baixo peso específico,comparado com outros metais de grande consumo, resistência à corrosão e alta condutibilidade elétrica e térmica. Essas propriedades são as matérias-primas da indústria para diversificar seus produtos e criar soluções para outros mercados, como o setor automotivo e de construção civil, por exemplo.
O alumínio, apesar de ser o terceiro elemento mais abundante na crosta terrestre, é o metal mais...
tracking img