Produção de ácido glucônico a partir do aspergillus níger atcc 16404

Páginas: 12 (2782 palavras) Publicado: 5 de outubro de 2011
Introdução

A produção de ácido glucônico pelo fungo Aspergillus níger, vem sido praticada desde 1922 por Molliard, que observou a ocorrência de dois compostos nestas culturas, sendo um destes o ácido glucônico (1).
Este é um ácido orgânico carboxílicos caracterizados pelo grupo carboxila. São geralmente ácidos fracos, polares, podendo formar ligações de hidrogênio entre si ou moléculas deoutras espécies. Estes são produzidos em grande escala podendo ser comercializados tanto como ácidos quando na forma de sais, destes derivados. Ao contrario das principais fermentações de alimentos e bebidas cujas origens remontam à antiguidade, os processos de produção destes ácidos só começaram a ser desenvolvidos nos últimos 100 anos (1).
A primeira fábrica para a produção em larga escala de umasubstancia química por fermentação começou a operar em 1981 em Massachusettes (USA) para a produção de lactato de cálcio empregando bactérias. Muitos microrganismos são capazes de sintetizar aminoácidos a partir de compostos nitrogenados inorgânicos. Alguns destes são capazes de produzir quantidades suficientes para ajustar seu emprego comercial, sendo um destes o A. níger estudado neste trabalho(1,2).
Tanto o ácido glucônico quanto sua forma de sal, tem sido amplamente empregada na indústria química, farmacêutica, de alimentos e bebidas, têxtil entre outras. Sua utilização varia desde tratamento de deficiência de ferro e cálcio em dietas ou gravidez, até com proposta de limpeza e desinfecção dentária e detergente. Ainda são utilizados em extração de cálcio, cobre e ferro na forma detraços na indústria têxtil, e como aditivo em cimento para conferir maior dureza e resistência ao mesmo dos elementos da natureza (3).
Apesar de mais antigo e estudado, o A. níger não é o único fungo a formar ácido glucônico durante a sua fermentação. Trabalhos como o de Fonseca et al. produziram o mesmo ácido a partir de células imobilizadas de Zymomonas mobilis em modelo neural hibrido (4).
Ofungo Aureobasidium pullulans também vem sendo empregado de forma eficaz na produção do ácido glucônico. Este microrganismo vem apresentando grandes vantagens na produção, alem de ter um rendimento maior, este ainda apresenta estabilidade após estudos prolongados por 1 ano, sendo assim, este microrganismo suportar o processo continuo de produção longo. Ainda para a produção de ácido glucônico pode-seusar as bactérias Penicillium, e Pseudomonas savastanoi, vibrio, e gluconobacter (1, 3).
Porém para a realização deste trabalho utilizou-se o A. níger que apesar de rendimento menor que os anteriores apresenta elevada eficiência na conversão do substrato em produto, permite o acumulo do produto no meio de cultivo para que se tenha alta concentração do produto no caldo fermentado. Não produzsubstâncias incompatíveis como produto, apresenta constância quanto ao comportamento fisiológico. Ainda não é patogênico, e não exige condições de processo muito complexo, não exigir meios de cultura custuoso, e permite a rápida liberação do produto para o meio (5).
Todos estes fatores compensam a ocorrência relativamente freqüente da turvação e aglomeração de células no meio. Sendo assim este fungotem um custo beneficio favorável à produção de ácido glucônico, para este trabalho (3, 5).

Objetivo

Este trabalho objetivou a produção de ácido glucônico a partir do Aspergillus níger ATCC 16404.

Materiais e Métodos
Materiais:

Aspergillus níger ATCC 16404;
Meio de PDA;
Meio de Moyer et al. esporulação;
Meio de Moyer et al. germinação e propagação;
Meio de Moyer et al. fermentaçãoe produção;
Autoclave;
Estufas de 25°C e 30°C;
Agitador;
Biorreator: no centro contem um agitador acoplado de hélices e um motor que permite a agitação. Tacômetro: permite verificar a velocidade de agitação. Chicanas: ajudam no processo de homogenização do líquido e evita pontos de estagnação. Aerador ou compressor de ar: peça circular abaixo da hélice a no fundo para fazer a aeração....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Produção de Hidrogênio a partir da reação de Ácidos em Metais
  • Estudo da produção de biodiesel a partir de óleos residuais ácidos utilizando lipase imobilizada
  • produção de ácidos
  • Produção da gasolina a partir do petroleo
  • Produção de biodiesel a partir de Microalgas
  • Produção de alcoolica a partir do melaço
  • Produção de alcool a partir da mandioca
  • Produção de vinagre a partir de frutas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!