A produção cultural

Linha conceptual
O Renascimento conheceu a promoção do individualismo. Nos palácios e nas cortes, as elites cortesãs e burguesas sobressaíam pelo luxo, pelas maneiras, pelostalentos culturais. Especialmente apreciados foram os intelectuais e os artistas, que mereceram as maiores honras e justificaram o mecenato.
Os intelectuais do Renascimento são conhecidos pelo nome dehumanistas. Apaixonados pelos textos gregos e latinos, absorveram os seus valores antropocêntricos, fazendo da cultura antiga um instrumento formativo da personalidade humana. Preocupados com aconstrução de um mundo melhor, não deixaram de criticar as vilanias do presente, às quais contrapuseram as utopias. A paixão pelos clássicos perseguiu também os artistas, apostados na exaltação da figurahumana, no equilíbrio das linhas arquitectónicas, na perfeição e na racionalidade das composições. Não se limitando aos Antigos, foram, todavia, capazes de os ultrapassar. Provam-no a técnica dapintura a óleo, a perspectiva e o naturalismo.
Em Portugal, o ambiente cultural da corte régia revelou-se favorável ao surto das letras e das artes. A erudição humanista fez-se sentir no ensino e naprodução de notáveis obras literárias.
Quanto à arte, apesar da pujança do Gótico, que se renovou na exuberância do Manuelino, haveria também de registar influências do Classicismo.

1. Constatar aexistência de atitudes socioculturais de cariz individualista.
Dessas atitudes salientam-se a ostentação das elites cortesãs e burguesas, a prática do mecenato e o estatuto de prestígio dos intelectuaise artistas.

2. Mostrar como se fez sentir a ostentação das elites cortesãs e burguesas.
O tempo do renascimento viu nascer uma atitude optimista de exaltação da vida, onde as elites sociais oucortesãs juntamente com burgueses procuravam a ascensão. Tratava-se de uma situação particularmente notória na Itália, mercê da próspera situação económica das suas cidades-Estado e da sua bem... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 07). Produção cultural no renascimento. TrabalhosFeitos.com. Retirado 07, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Produ%C3%A7%C3%A3o-Cultural-No-Renascimento/52353.html

MLA

"Produção cultural no renascimento" TrabalhosFeitos.com. 07 2011. 2011. 07 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Produ%C3%A7%C3%A3o-Cultural-No-Renascimento/52353.html>.

MLA 7

"Produção cultural no renascimento." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 07 2011. Web. 07 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Produ%C3%A7%C3%A3o-Cultural-No-Renascimento/52353.html>.

CHICAGO

"Produção cultural no renascimento." TrabalhosFeitos.com. 07, 2011. Acessado 07, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Produ%C3%A7%C3%A3o-Cultural-No-Renascimento/52353.html.