Processos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1913 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera – Uniderp
Polo: Faculdade Anhanguera de São Caetano do Sul
Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
Ética e Relações Humana no Trabalho

Amanda Medeiros Silva – RA:3808617931
Araceli Adriane Valverde – RA: 436786611
Bruna Pereira Milsoni - RA:3809618900
Joyce Bertucci dos Santos – RA: 49817224843
Maria Cléra C. de Arruda – RA: 2329463074
Thais Granucci Pequeno –RA: 3877753924

Atividade Pratica Supervisionada
Lincon Lopes– Tutor EAD
Profº Valeria Calipo – Tutora Presencial

São Caetano do Sul/SP
09/2012
Processos Gerenciais

PLANEJAMENTO

1. INTRODUÇÃO


Este desafio deve propiciar aos alunos percepção como se dá a atuação do Administrador na organização durante o exercício profissional. Também deve influenciar na noção deaplicação do conhecimento universitário em benefício da sociedade, por meio da proposta de um projeto fictício a ser criado.
Consiste em desenvolver um projeto na forma de um relatório final, com possibilidade de execução futura. Durante a realização de cada etapa deste desafio, os alunos vivenciarão a aplicação do conhecimento da disciplina, de forma que terão a oportunidade de estruturar aspremissas do Processo Administrativo, descobrindo como se pode Planejar, Organizar, Coordenar e Controlar (P.O.D.C.) as ações gerenciais. Ao final, espera-se que as premissas do Processo Administrativo, reforçadas pelas habilidades gerenciais (conceituais – humanas – técnicas), sirvam de base para a aprendizagem das demais disciplinas do Curso Superior de Tecnologia (CST) em Recursos Humanos.Espera-se, também, favorecer o desenvolvimento de competências profissionais para tomar decisões, atuar como consultor, empreender, captar e aplicar recursos, pensar criticamente e ter visão global do papel do Administrador em relação aos seus impactos no ser humano, na organização e na sociedade, e, ainda, despertar o exercício da cidadania, por meio de propostas que possam de alguma forma,beneficiar a comunidade em que está inserido.

2. DESENVOLVIMENTO


As mensagens do Prof. Roberto Shinyashiki e Paulo Barreto dos Santos confrontam-se a partir da ideia que o futuro é consequência do presente, da criatividade versus as diferentes habilidades para planejar, porém, a conclusão é a mesma: a raiz do problema no processo de planejamento é a falta de visão.
O planejamento naatividade do administrador tem base na organização, direção e controle. Trata-se de utilizar uma ação proativa diante de eventos futuros, com total inversão do que era feito nas empresas antigamente.
Planejamento é uma técnica para absorver a incerteza sobre o futuro e permitir
maior consistência no desempenho das organizações. Aliás, o planejamento envolve várias formas de lidar com a mudança e com aincerteza que ela traz consigo.
O planejamento é elaborado através de diferentes níveis organizacionais. Em razão disso, existe uma hierarquia. Há três níveis distintos de planejamento:
• Planejamento estratégico: é o planejamento mais amplo e envolvente e abrange toda a organização como um sistema único e aberto.
• Planejamento tático: elaborado em cada departamento no nível intermediárioda organização.
• Planejamento operacional: se refere a cada tarefa ou atividade em particular.

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Conclui-se que o planejamento é a construção de uma visão do futuro, ou seja, orientada para um futuro a curto e a longo prazo de maneira coletiva e democrática. Além disso, um aspecto importante é a definição de um vencedor e do sucesso, cuja preocupação é nãoacomodar-se projetando o futuro através da intuição, discernimento e julgamento.

ORGANIZAÇÃO

1. INTRODUÇÃO

Organizar é viabilizar de todos os aspectos a ação empresarial, em busca do resultado esperado.
A organização de uma empresa é a sequencia do planejamento e tem papel essencial no andamento e desenvolvimento estratégico.

2. DESENVOLVIMENTO

A seguir veremos um plano estratégico...
tracking img