Processos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1071 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Exercicios
1)Explique a diferença entre a visão funcional de funções ou áreas e a de processos empresariais.
- Enquanto as áreas funcionais atuam como verdadeiro silos fechados e separados entre si, os processos precisam acontecer de maneira fluida, corrente e seqüencial, sem fronteiras ou limitações, o que nem sempre ocorre na prática.
- Enquanto as áreas funcionais se especializam em suasrespectivas funções e focalizam objetivos próprios, os processos caminham por entre elas, passando pelas suas fronteiras e indo em direção aos seus objetivos, que geralmente se concentram no cliente e não na própria organização.
2)Explique o conceito de processo.
É um conjunto de atividades estruturadas destinadas a resultar em um produto especificado para um determinado cliente ou mercado.3)Explique a necessidade de dar nomes aos processos.
Os processos não são conhecidos pelo nome, mas podem ter uma denominação própria mediantes nomes que identifiquem o seu estado final, isto é, que exprimam o trabalho realizado entre o seu inicio e término.
4)Indique os principais critérios de avaliação dos processos.
Unidade/Coerência/Variabilidade/Ausência de defeitos/Custos/Prazos/Qualidade daprodução/Satisfação do cliente/Resultados alcançados.
5)Por que razão a satisfação do cliente é o principal critério de avaliação?
Os processos constituem a estrutura básica pela qual uma empresa faz o seu trabalho para produzir valor e entregar para o seu cliente. Como é cliente é o árbitro final do processo e do desempenho, ele deve estar representado em todas as fases de qualquer programa degestão de processos.
6)Explique a reengenharia de processos.
Também denominada de apenas reengenharia, pretende reduzir a enorme distância entre a velocidade das mudanças ambientais e o andar vagaroso das organizações.
7)Quais são as características principais da reengenharia de processos?
A reengenharia pode ser resumida em quatro palavras:
Fundamental: busca reduzir a organização aoessencial.
Radical: impõe uma renovação radical, desconsiderando as estruturas e procedimentos atuais para inventar novas maneiras de fazer o trabalho.
Drástica: a reengenharia joga fora tudo o que existe atualmente na empresa. Destrói o antigo e busca sua substituição por algo inteiramente novo. Não aproveita nada do que existe.
Processos: reorienta o foco para os processos e não para tarefas ouserviços, nem para pessoas ou para a estrutura organizacional. Busca entender o quê e o porquê e não como do processo.
8)Explique as conseqüências da reengenharia de processos.
a)Os departamentos tendem a desaparecer e a ceder lugar para equipes focadas nos processos e nos clientes. A departamentalização por funções é trocada por redes de equipes de processos. As áreas funcionais e especializadas–marketing, produção, finanças, RH,- cedem espaço para o foco nos processos e nos clientes.
b)A estrutura organizacional hierarquizada, alta e alongada passa a ser achatada, nivelada e horizontalizada. É o enxugamento (down-sizing) para transformar a organização de centralizada e rígida m flexível e descentralizada.
c)As atividades também mudam:tarefas simples, repetitivas, especializadas, erotineiras com base no isolamento individual – cargos – passam para equipes multifuncionais com trabalhos multivariados e ênfase na responsabilidade grupal e solidária.
d)Os papéis das pessoas deixam de ser moldados por regras e regulamentos internos para a plena autonomia, liberdade e responsabilidade (empowerment).
e)O desenvolvimento das pessoas deixa de lado o treinamento específico e com ênfasena posição e no cargo ocupado para ser uma educação integral e com ênfase nas habilidades e competências pessoais das pessoas.
f)As medidas de avaliação do desempenho humano deixam de se concentrar na atividade passada e passam a avaliar os resultados alcançados, a contribuição efetiva e o valor criado à organização e ao cliente.
g)Os valores sociais antes protetores e visando à subordinação...
tracking img