Processos e procedimentos gerenciais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3059 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
C O N T A B I L I D A D E



PARTE I

1 – CONCEITO E OBJETIVO



A contabilidade é uma ciência social que estuda e pratica as funções de controle e de registro relativo aos atos e fatos da administração e da economia.

Isto é feito por meio dos registros contábeis dos fatos e das respectivas demonstrações dos resultados produzidos.

Na contabilidade, o objetivo é sempre o patrimônioda entidade, ou seja o conjunto de bens, direitos e obrigações para com terceiros pertencentes a essa entidade. Portanto é correto afirmar que :

a) O objetivo cientifico da contabilidade manifesta-se na correta apresentação do patrimônio e na analise das causas das suas variações;

b) Na pratica, a aplicação da contabilidade na empresa tem por finalidade fornecer aos seus usuáriosinformações sobre aspectos de natureza econômica, financeira e física do patrimônio e suas variações. Isso compreende registros, demonstrações, analises e diagnósticos expressos sob a forma de relatos, pareceres, tabelas, planilhas e outros meios.

A contabilidade tem a sua aplicação tanto para pessoa física, como pessoa jurídica, independentemente da finalidade ou atividade, porem é muito maisvoltada para as empresas (Pessoa Jurídica), principalmente por exigência da legislação comercial e fiscal.



2- USUARIOS DA CONTABILIDADE

Os usuários podem ser internos ou externos :

INTERNOS : empresários, sócios , os acionistas, os diretores, gerentes e administradores de todos os níveis;

EXTERNOS: bancos e fornecedores, governo (fiscalização), auditores externos, e investidores domercado de capital (no caso de sociedade anônima de capital aberto).









3 -PRINCIPIOS FUNDAMENTAIS DA CONTABILIDADE

A observância dos conceitos expressos nos princípios fundamentaisda contabilidade tem por finalidade assegurar a qualidade das informações contábeis.

Os princípios são :

• Principio da entidade

• Principio da competência

• Principio daprudência

• Principio da continuidade

• Principio do registro pelo valor original

• Principio da oportunidade

• Principio da atualização monetária

a )PRINCIPIO DA ENTIDADE:

Reconhece o patrimônio como objeto da contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, ou seja a necessidade da diferenciação de um patrimônio particular no universo dos patrimônios existente,independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos.

O patrimônio da empresa não se confundo com o dos seus sócios ou proprietários, se registra somente os atos e fatos que se referirem ao patrimônio da empresa e não relacionados ao patrimônio dos sócios.

b )PRINCIPIO DA COMPETENCIA:Consiste no fato de que as receitas e despesas devem ser incluídas na apuração do resultado da empresa no período em que ocorrerem.

Uma receita é considerara realizada no momento em que os bens ou serviços são fornecidos pela empresa a seu cliente;

Uma despesa é considerada incorrida no momento em que ocorra o consumo de bens ou a utilização de serviços.



b.1) RECEBIMENTOS E PAGAMENTOSANTECIPADOS

Recebimentos e Pagamentos antecipados, há casos cujos valores são recebidos antecipadamente, nessecaso o valor recebido não será considerado como receita, até que ocorra a entrega da mercadoria. Será tido como adiantamento de cliente e assim contabilizado, somente ao ocorrer a entrega efetiva da mercadoria a receita será contabilizada.

Há também despesas pagas antecipadamente, comoos seguros por exemplo : pagar um seguro a vista por um ano, o valor pago será registrado como despesa antecipada e a efetiva despesa deverá ser contabilizada como tal a razão de 1/12 ao mês, ou seja uma parcela por mês. Não pode ser integralmente reconhecida no mês porque o consumo do seguro não ocorreu em um único mês, mas sim no período contratado.

b.2 ) REGIME DE COMPETENCIA E REGIME DE...
tracking img