Processos usuais de soldagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2487 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
NOÇÕES DOS PROCESSOS DE SOLDAGEM MAIS UTILIZADOS NA INDÚSTRIA

- MIG/MAG
TIG
ELETRODO REVESTIDO
SOLDA OXIACETILÊNICA
ARCO SUBMERSO

PROCESSO DE SOLDAGEM MIG/MAG

FUNDAMENTOS DO PROCESSO
Processo semi-automático usado basicamente na produção em função de permitir trabalho ininterrupto pois o metal de adição alimenta a tocha continuamente evitando paradas para troca de eletrodos oulimpeza dos cordões, uma vez que não há revestimentos (com exceção do arame tubular) a proteção da zona de soldagem é feita através de gases de proteção que quando são inertes estamos falando da MIG e quando ativos nos referimos à MAG. A relação custo/benefício é muito boa o que o torna um processo muito utilizado industrialmente.
MIG – Metal Inert Gas
MAG – Metal Active Gas
Pode ser automatizadosem maiores problemas inclusive com o uso de robots.
CARACTERÍSTICAS DO PROCESSO
O esquema abaixo ilustra o processo mostrando a região da solda. Um arco elétrico é estabelecido entre o arame (metal de adição) e a peça. O metal de adição é fornecido em carretéis normalmente de 15 kg. A proteção da solda é feita com uma atmosfera gasosa que pode ser ativa ou inerte.

APLICAÇÕES
É utilizadoem muitos ramos industriais inclusive indústria automobilistica, e onde se requer um serviço limpo rápido e de boa qualidade.
Vantagens
- Processo limpo;
- Alta energia o que permite soldar alumínio e aço inoxidável com facilidade;
Desvantagens
PARÂMETROS DO PROCESSO
Corrente de soldagem
Cordão de Solda TIG
Comprimento do arco
Velocidade de Soldagem
Vazão do gás de proteção

TÉCNICASOPERACIONAIS
Nesse processo o resultado final da soldagem é de total responsabilidade do soldador que deve receber treinamento teórico e prático e reciclagem quando por alguma razão permanecer distante do processo por pelo menos seis meses. Devido à sua baixa deposição de material e a relativa complexidade não é muito comum sua automatização, fato que confere ainda maior importância para osoldador que tenha grande habilidade com o processo.
Ignição do arco
O soldador deve abrir e manter o arco elétrico ao longo de todo o cordão, mantendo-o estável através da manutenção da distância eletrodo/peça e da correta regulagem da corrente de soldagem e vazão do gás adequada às necessidades do trabalho.

EQUIPAMENTOS E ACESSÓRIOS

Detalhe da Tocha


Sistema de refrigeração datocha normalmente feito com água.
CONSUMÍVEIS
Material de adição deve ser compatível com o metal de base, abaixo vê-se uma tabela com a composição química para aços doce e baixa-liga. Lembrando que a especificação segue a norma AWS (American Welding Society)



Gás de Proteção
Nas estações de trabalho os gases de proteção são armazenados em cilindros claramente identificados e podem serinertes ou ativos ou ainda conter misturas em proporções adequadas ao trabalho.
Pode-se usar o Argônio ou Hélio como gases inertes. Para os gases ativos normalmente se usa o CO2 .
A utilização dos gases em conjunto com os parâmetros elétricos podem modificar o modo de transferência do metal de adição.
SEGURANÇA
Todos os cuidados inerentes à processos térmicos e com emissão de radiaçãoeletromagnética devem ser tomados, com uso de EPI´s a fim de proteger os profissionais de soldagem.

PROCESSO DE SOLDAGEM TIG
INTRODUÇÃO
Processo desenvolvido durante a Segunda Guerra Mundial, e posteriormente empregado como processo industrial de precisão, pois aparece como um dos processos que permite uma solda de alta qualidade em materiais que apresentam uma razoável dificuldade para execução dasoldagem como o alumínio e o aço inoxidável. Trata-se de um processo relativamente lento pois tem baixa taxa de deposição de material de adição mas em contrapartida apresenta um excelente acabamento e grande confiabilidade.
CARACTERÍSTICAS DO PROCESSO
Trata-se de um processo normalmente manual que utiliza a eletricidade como fonte de energia, o que permite estabelecer um arco elétrico (ionizado)...
tracking img