Processos sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1122 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Dentro da Sociologia teremos os Processos Sociais existentes na sociedade, percebemos que eles atuam na vida dos indivíduos de maneiras simples ou complexas, porém em outros momentos serão transparentes e em outros discretos.
Os Processos Sociais podem se classificar em Associativos e Dissociativos, e estes possuem algumas subdivisões.
Teremos a nossa frente às definições eexemplos destes Processos e percebemos a importância destes processos em nosso dia-a-dia.


Processos Sociais

Definição: São as diversas maneiras pelas quais os indivíduos e os grupos se relacionam uns com os outros, e as formas de se relacionarem e estabelecerem as relações sociais. Processo social indica interação social, movimento, mudança.

Se partirmos do pressuposto de que cadaindivíduo é singular, ou seja, cada um possui suas próprias crenças, valores e ideologias em relação a tudo ao seu redor, então os tipos de processos sociais estabelecidos entre as pessoas irão depender de cada um. Qualquer mudança proveniente dos contatos sociais entre os membros de uma sociedade constitui, portanto, um processo social.

Os processos sociais estão presentes em toda a sociedade, porexemplo:
• Quando um grupo de pessoas se organiza para limpar uma casa;
• Quando uma pessoa assimila, mesmo que inconscientemente, a forma de falar de outra;
• Quando um país entre em guerra com outro; etc.

Classificações:

Processos Associativos:
Quando os indivíduos estabelecem relações positivas, de cooperação, convivência e consenso no grupo é chamado de processos associativos. Asupremacia da idéia de semelhança, elimina uma maior distância social entre os pólos interagentes, que necessitam de uma menor energia para o deslocamento do que desejam expressar entre si. O que, constitui a garantia de uma maior probabilidade de equilíbrio do sistema social. É preciso alertar que "a semelhança preponderante, que explica o equilíbrio social, não é, porém qualquer semelhança, mas asemelhança entre os compostos sentimentos, idéias e vontades interagentes.

Processos Dissociativos;
Quando as relações estabelecidas são negativas chamamos de processos Dissociativos, e está relacionado com as formas de oposição, conflito, e de divergência, que podem se manifestar de modos diferentes. Enfim, temos os processos de afastamento quando a dessemelhança prepondera sobre asemelhança, causando a abertura de uma distância social maior entre os pólos interagentes. A interação social passa a ocorrer dentro de uma base de competição ou de conflito, numa tensão dissociativa entre compostos, que aprofunda as diferenças de vontade, idéia e sentimento. No processo social de afastamento, há uma maior presença de um sentimento de desagradabilidade, que compromete o equilíbrio dosistema social posto.


Processos Associativos

Classificam em:

- Cooperação: É a forma de interação social nas quais diferentes pessoas, grupos ou comunidades trabalham juntos para um mesmo fim. A cooperação pode ser:

Cooperação direta – Compreende as atividades que as pessoas realizam juntas.
Cooperação indireta – É aquela em que as pessoas, mesmo realizando trabalhos diferentes,necessitam indiretamente umas das outras.

- Acomodação: É o processo social onde um indivíduo se contenta, sem satisfação, com a situação que é imposta por outro indivíduo ou pela sociedade É um ajustamento formal, aparecendo apenas nos aspectos externos do comportamento. Também pode ser o processo social pelo qual o indivíduo ou o grupo se ajusta a uma situação de conflito, sendo pequena ou nula amudança interna, relativa a valores, atividades e significados. Trata-se, de uma solução superficial do conflito, pois estes continuam latentes, isto é, pode voltar a se manifestar.

- Assimilação: É aquele em que os indivíduos e grupos diferente, aceita e adquire padrões comportamentais, tradição, sentimentos e atitudes de outra parte. é o processo que ocorre quando indivíduos de grupos...
tracking img