Processos que processos?

Páginas: 5 (1171 palavras) Publicado: 27 de maio de 2014

Caros alunos:
Com base no artigo Processo, Que Processo?, de José Ernesto Lima Gonçalves, também disponibilizado através do SIA, vocês deverão responder as questões formuladas abaixo, com o cuidado de discutir com os colegas e entender cada um dos pontos salientados. Deverão realizar a tarefa em grupos, considerando os já formados para a Tarefa Estruturada. A entrega do exercício eapresentação das respostas acontecerá no encontro que antecede a realização da AV1. Informações adicionais serão prestadas em sala de aula.

QUESTÕES
1. Ao salientar que a ideia de processo não é nova na administração de empresas, o texto destaca dois pontos importantes na concepção do modelo. Quais seriam eles?

R: Ao procurar se estruturar por processos, as empresas acabam descobrindo que éimpossível sobrepor um processo integrado a uma organização fragmentada pelo desenho funcional tradicional. As organizações estruturadas por tarefas precisam ser redesenhadas para poder funcionar por processos.



2. É destacado pelo autor ainda nos parágrafos iniciais que ao procurar estruturar-se por processo, as empresas acabam descobrindo uma realidade que precisa ser alterada. O que ele menciona arespeito?

R: As empresas percebem que é virtualmente impossível mudar de uma organização por tarefas para uma organização orientada por processos sem um claro entendimento do que exatamente faz a empresa funcionar bem e ter ritmo e notam que devem estar preparadas para uma nova maneira de fazer negócios.



3. O texto em estudo faz referência às dificuldades em enxergar os processos nasorganizações não fabris. O que argumenta o autor sobre este enfoque?

R: Muitos dos processos das áreas não fabris das empresas não são prontamente reconhecidos porque são pouco visíveis. O trabalho nos escritórios, por exemplo, segue fluxos que são conduzidos pelos cabos da rede informatizada, e não é tão facilmente observável o deslocamento do trabalho sendo realizado.


4. Sequenciando, oautor salienta que distinguir processos de negócios de processos auxiliares ou de suporte pode ajudar muito na identificação dos processos essenciais da empresa e apresenta dois exemplos. O que o grupo conseguiu absorver desta importante parte do artigo?
R: A análise dos processos nas empresas implica a identificação das diversas dimensõesdesses processos: fluxo (volume por unidade de tempo), sequência das atividades, entre
esperas e duração do ciclo, dados e informações, pessoas envolvidas, relações e
dependências entre as partes comprometidas no funcionamento do processo.



5. O texto estabelece um paralelo entre os modelos tradicionais de organização e os baseados em processo. Quepontos principais são salientados de cada um dos modelos pelo autor?

R: A organização orientada por processos está surgindo como a forma organizacional
dominante para o século XXI (Abandonando a estrutura por funções, que foi a forma organizacional predominante nas empresas do século XX, as empresas estão organizando seus recursos e fluxosao longo de seus processos básicos de operação. Sua própria lógica de funcionamento está passando a acompanhar a lógica desses processos, e não mais o raciocínio compartimentado da abordagem funcional .
.
A gestão por processos organizacionais difere da gestão por funções tradicional por
pelo menos três motivos: ela emprega objetivos externos, os empregados erecursos
são agrupados para produzir um trabalho completo e a informação segue diretamente
para onde é necessária, sem o filtro da hierarquia .O sucesso da gestão por processos
está ligado ao esforço de minimizar a subdivisão dos processos empresariais .




6. Ainda sobre a distinção entre os modelos, o autor afirma que a organização...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Processo, que processo?
  • Processos por processos
  • Processo, que processo?
  • Processo, o que é Processo?
  • Processos
  • processos
  • Processos
  • processo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!