Processos Pedagogicos da Infermagem

539 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA – UFSM CURSO DE ENFERMAGEM 1º SEMESTRE

TRABALHO DE HISTÓRIA E ASPECTOS PEDAGÓGICOS DA ENFERMAGEM.

NOME:

PALMEIRA DAS MISSÕES, 2012.

Artigo: A comunicação no contexto do acolhimento em uma unidade de saúde da família de São Carlos – SP.
Autores: Adriano de Oliveira, João Carneiro da Silva Neto, Maria Borges Brito de Souza, Maria Lúcia Texeira Machado, Adriana Barbieri Feliciano, Márcia Niituma Ogata.

A consolidação da estratégia do acolhimento e a valorização do vínculo se fazem necessárias entre profissionais e os usuários, onde o momento em que o usuário, movido por qualquer que seja sua necessidade física, emocional ou espiritual, se encontra com o profissional ao procurar o serviço buscando a solução para o seu problema.
A comunicação deve ser franca, direta, objetiva, muito singular, o papel da comunicação é dar resolutividade ao problema. Então, através dessa comunicação, através de coleta de dados que resulte em resolutividade. Ao mesmo tempo, atribuem à comunicação a possibilidade de fornecer à equipe informações sobre os problemas mais freqüentes da comunidade, e, a partir daí, elaborarem os diagnósticos, as intervenções, e demais estratégias necessárias para a solução dos problemas.
Conhecer melhor os problemas, o que surge, os que estão mais visíveis, os que estão mais latentes na população. Acho que essa comunicação ajudaria assim, não só uma pessoa, mas ajudaria toda a equipe a ter uma visão do que está acontecendo de verdade na comunidade onde trabalha.
Sendo assim, é preciso mudar a forma com que os trabalhadores da saúde têm sido formados, onde os profissionais, tenham um "olhar " mais apurado para os valores e crenças de cada usuário. Então, a educação permanente torna-se ferramenta importante, pois, por meio da valorização de seus próprios saberes, crenças e habilidades, o profissional transforma-se em agente ativo no processo de trabalho. Sua

Relacionados

  • população jovem
    2404 palavras | 10 páginas
  • Relatorio Final
    2513 palavras | 11 páginas
  • Trabalho Final de Graduação - Centro Terapêuticos e Profissionalizante para Menores Infratores
    8469 palavras | 34 páginas
  • Apostila de Português
    21701 palavras | 87 páginas