Processos organizacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1341 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Módulo 1
- A gestão das organizações
Poucos identificam isso facilmente, mas o núcleo de toda e qualquer estratégia, nada mais é do que um processo ocorrido dentro da organização. Tendo isto em mente, para iniciar a explicação sobre este módulo, faremos uma pequena explicação sobre a conexão existente entre estes dois temas.
* Estratégia:
Para traçar a estratégia a ser seguida por suaempresa, um administrador deve estar sempre atento ao ambiente em que o mercado está inserido, mantendo-se sempre à par das transformações que ocorrem nas variáveis ambientais que podem lhe afetar. Como aprendemos na Teoria Básica da Administração, os fatores aos quais um administrador deve estar atento se subdividem em dois grupos, sendo eles: Fatores Macroambientais e Ambiente Competitivo. Osfatores que nos interessam aqui são os de Macroambiente, ou seja: Política, Economia, Tecnologia, Clientes, Valores Culturais.
Sempre que uma destas variáveis é alterada, a empresa sofre um tipo de impacto que obriga o administrador a realizar uma avaliação sobre as ameaças e oportunidades que irão decorrer desta mudança. É somente após esta avaliação do impacto da mudança nas atividades da empresaque o administrador deve, rapidamente, tomar uma decisão e então formular as estratégias a serem seguidas por meio de processos organizacionais.
Como é de conhecimento de todos, é a partir destas estratégias traçadas que a organização irá se orientar no mercado e delimitar sua atuação em relação aos seus concorrentes.
* Processos Organizacionais:
Os processos, segundo Gomes (2006), “...correspondem a um conjunto de recursos e atividades inter-relacionados que recebe insumos e transformados, de acordo com uma lógica pré-estabelecida e com agregação de valor, em produtos-serviços, para responderem às necessidades dos clientes”.
Em linhas gerais, os processos, de fato, se direcionam a operacionalização das estratégias estabelecidas pelos administradores, mas correspondem também à basede toda e qualquer operação que ocorre dentro da empresa, tendo sempre que estar igualmente estruturados, organizados, racionalizados e documentados, para assim poder contribuir com o alcance da eficiência.
Para melhor entender esse conceito, faremos uma explicação a respeito das seis dimensões que compõem os processos. São elas:

I. Gestão de Processos:
A gestão correta dos processos se fazessencial para que a eficiência seja alcançada, principalmente no que diz respeito à entrega do serviço ou produto ao cliente, uma vez que erros nos processos podem causar problemas com a imagem que o consumidor terá da organização e, como é de conhecimento de todos, uma imagem negativa leva, principalmente, a dois problemas: o aumento de custos na organização (considerando que irá gerar aumento deestoque e excesso de produção) e, por consequência, perda de tempo e produtividade.
Para que possamos entender as causas dos erros é necessário, portanto, fazer uma espécie de diagnóstico, chamada “processo de melhoria de processos” que se constitui por seis etapas, sendo elas: Mapeamento dos processos (que explica o funcionamento dos processos), Modelagem de Processos ou Desenho de Processos(que seria um fluxograma), Análise do Processo (que buscará identificar as causas dos erros), Desenvolver a solução (buscar um solução para aquele erro. Trata-se da parte mais complicada, pois é necessário que se modifique as maneiras como a empresa age), Implantação (como o próprio nome diz, seria colocar em prática o que fora planejado) e Monitorar (feedback para as ações implementadas, analisandose as mesmas surtiram efeito ou não).

II. Modelo Organizacional / Estrutura Organizacional
A definição da estrutura organizacional se faz importante para que todos os funcionários tenham ciência de suas atribuições, papéis, missões e objetivos, não só no processo em que se empenham como na organização como um todo, além, é claro, de minimizar a possibilidade de duplicidade de funções, ou...
tracking img