Processos mentais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1502 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Distinguir afetos, sentimentos e emoções

As emoções são processos desencadeados por um acontecimento, pessoa, situação que é objeto de uma avaliação cognitiva que nem sempre é voluntária. A emoção é um fenómeno subjetivo que pode pressupor reações biológicas e físicas. A expressão das emoções pode suscitar determinadas ações (fugir, gritar, saltar) ou desencadear novas emoções em pessoas quenos acompanhem. As emoções concretizam-se no presente, como um estado intenso, público e momentâneo, extremamente voltado para o exterior. 
Os afetos exprimem-se através das emoções, sendo organizados pelas experiências emocionais que se repetem. Os afetos funcionam como predisposições para as relações com os outros que, quando acontecem, se traduzem com a expressão de emoções. Estruturam a nossavida mental, remetendo-nos para o passado e adotando um caráter duradouro.
Os sentimentos são estados privados, internos. São o produto dos afetos e das experiências emocionais. Prolongam-se no tempo, têm uma intensidade moderada e não se adivinha à partida qual a sua causa. Por vezes, podemos não ter consciência dos nossos sentimentos, o que não quer dizer que não estejamos a sentir, mas nãoreagimos em função deles porque, para que os sentimentos possam ter influência sobre o indivíduo, é necessária a consciência.
António Rosa Damásio, médico neurologista e neurocientista português trabalha no estudo do cérebro e das emoções humanas. No quotidiano, emoção e sentimento surgem como sinónimos, mas segundo António Damásio, a relação entre ambos é muito estreita. Segundo a sua perspetiva, aemoção é um conjunto de reações corporais, automáticas e inconscientes, face a determinados estímulos provenientes do meio onde estamos inseridos. Enquanto o sentimento dá-se quando as nossas emoções são transferidas para determinadas zonas do nosso cérebro, onde são codificadas sob a forma de atividade neuronal.

Emoções primárias:
São inatas, ligadas a vida instintiva:
- emoção de choque ecólera, instinto de conservação;
- emoção afetuosa: instinto sexual.

Emoções secundárias:
São estados afetivos de estrutura e conteúdo mais complexos e se originam da sensibilidade corporal e podem ser:
- prazer e dor - são atitudes internas positivas ou negativas relacionadas a sensações vagas e difusas, não ligadas a determinada parte do corpo (bem estar, mal-estar, animação edesanimação).

Emoções secundárias:

• São sociais;
• Resultado de aprendizagens
(ex. vergonha).

Segundo Damásio:

Emoções primárias:
• São inatas;
• São universais;
• Evolutivas e partilhadas por todos;
• Associadas a processos neurobiológicos específicos (ex. medo).

Componentes da emoção

As emoções envolvem um conjunto de componentes que variam no número e na ordem em que sãoapresentadas.
Componente cognitiva – refere-se ao conhecimento do facto que desencadeia a emoção.
Componente avaliativa – refere-se à influência que os nossos interesses, valores, objetivos e necessidades têm na formação da emoção. Quanto mais importante for para nós o acontecimento, maior e mais ampla vai ser a emoção desencadeada.
Componente fisiológica – refere-se às alterações corporais que severificam no indivíduo aquando da demonstração da emoção, por exemplo: aumento do ritmo cardíaco, ruborização da face, respiração ofegante, contração dos músculos, etc.
Componente expressiva – sendo a mais comunicativa das componentes, refere-se às alterações físicas que se verificam no indivíduo e que são visíveis aos outros: aumento do tom de voz, expressão facial mais aberta ou mais fechada,sorriso, choro, etc. É a mais importante a nível social porque demonstra claramente o estado de espírito.
Componente comportamental – o estado emocional pode desencadear um conjunto de comportamentos como por exemplo a agressão, a crítica verbal, a elevada gesticulação, os saltos de alegria, os gritos.
Componente subjetiva – refere-se ao estado afetivo associado à emoção.
É importante notar que a...
tracking img