Processos mentais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3067 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Petende-se investigar nesse trabalho os processos cognitivos, estes que temos, usamos, sentimos e vivemos ou deparámo-nos no nosso quotidiano. O trabalho tem como finalidade deixar saber o leitor sobre estes processos que todo ser humano tem, sente e usa. No âmbito da elaboração do trabalho, destacaram-se que existem cinco (5) processos cognitivos, dentre eles a percepção,imaginação, sensação, pensamento e memória encontrando-se dentro deles alguns, mas os mais destacados são estes cinco. Para a descrição destes processos cognitivos está baseada em vários autores com vários conceitos sobre estes cinco processos cognitivos.
O trabalho tem como sua estrutura:
- Índice;
- Introdução;
- Processos cognitivos;
- O Pensamento (Conceitos básicos, Motivação do pensamento,Construção do pensamento, Processos de pensamento, Tipos de pensamento, Relação do pensamento e linguagem, Outras relações e Importância do pensamento);
- A Sensação (Condições pata que corra a sensação, Características das sensações e Classificação das sensações);
- A Memória (Os objectivos do estudo da memória, Estrutura da memória, Processos da memória, Factores que facilitam a memória, factoresde esquecimento e Características da memória);
- Imaginação (formação de imagens);
- A percepção (importância);
- Conclusão e
- Referências bibliográficas.
Processos cognitivos
Processos cognitivos são mecanismos mentais que facilitam ou que permitem ao indivíduo interagir com o meio que lhe rodeia.
Segundo CHICOTE et al (2007:63) “Processos cognitivos são processos que têm comocaracterística mais saliente representar o sujeito, um objecto ou fenómeno, em geral, exterior ao próprio sujeito”. Ainda acrescenta dizendo que o seu conjunto constitui a vida cognitiva ou intelectual. Os processos cognitivos possibilitam o homem realizar a actividade mental como inteligência, capacidades, habilidades, e entre outras. O mau funcionamento compromete a actividade mental.
Segundo CHICOTE etal (2007:63) os processos cognitivos são o pensamento, sensação, memória, imaginação e percepção.

O Pensamento
Conceitos básicos:
Segundo DAVIDOFF (2001:255) “O pensamento é actividade racional que consiste em buscar a solução de um problema utilizando conhecimentos propriamente conhecidos: é reflexo por meio da palavra”
Para VIGOTSKY (1989:15) “Pensamento é o reflexo generalizado darealidade transmitido através da palavra”. A palavra é o “microcosmo” da consciência, aquilo em que ela se reflecte, como o universo se reflecte no átomo.
PETROVSKI (1989:314) diz que “ pensamento é um processo psíquico socialmente condicionado e ligado a linguagem e fala; surge com base na actividade prática vindo da cognição sensorial”.
CHICOTE et al (2007:64) defendem que “pensamento é um processocognitivo que permite a resolução de tarefas (processo de análise e síntese). Permite de uma forma generalizada a realidade objectiva sob forma de conceito, leis, teorias e suas relações”.
Por exemplo: “desejamos fazer um passeio num domingo” nesta ordem de ideias, o nosso pensamento é que vai esboçar o plano para o qual poderemos transformar esse projecto em realidade.
DAVIDOFF (2001:247) dizque “na vida quotidiana usamos a palavra “pensar” de várias maneiras”. O “pensar” transmite o significado de “uma expectativa”.
A actividade cognitiva começa por sensações e percepções e só mais tarde se verifica a passagem para o pensamento.
Motivação do pensamento
Os motivos do pensamento podem ser de dois tipos: especificamente cognitivo e não específico.
Especificamente cognitivo: osestímulos e as forças motrizes da actividade intelectual são interesses e motivos em que se manifestam as necessidades cognitivas (curiosidade).
Não específico: o pensamento começa sob influência de causas mais ou menos externas e não dos interesses puramente cognitivos.
PETROVSKI (1989:351) diz que “O homem começa a pensar sob influência de certas necessidades e no processo da sua actividade...
tracking img