Processos industriais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1953 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Terceirização
Terceirização se tornou palavra chave na economia moderna, não se tratando de um modismo, mas sim de uma opção de sobrevivência para as empresas.
A Terceirização é um conceito moderno de produção, que se firma na parceria consciente entre as empresas especializadas em determinados ramos. Terceirização é o conjunto de transferência de produção de partes que integra o todo de ummesmo produto.
Para que a terceirização cumpra a sua verdadeira função é preciso que haja planejamento na empresa; ter um objetivo traçado a ser atingido e uma noção real de modernidade e busca da qualidade do produto a ser terceirizado.
Com a necessidade de sobrevivência das empresas, devido à crise em que o mundo se encontra, ocorreu maior espaço para a busca do aperfeiçoamento de técnicas novase modernas de administração, visando sempre resultados raiz nos processos de gestão das empresas.
É exatamente neste âmbito que se enfoca a terceirização; por se tratar de um projeto moderno e arrojado de administração, onde se busca claramente a qualidade, eficiência ligada a uma redução de custos aparentes e concentrando seus esforços e energia na atividade principal da empresa, atingindo destaforma a eficácia, com a otimização da gestão.
No entanto, deve-se observar que para a mudança dar resultado, precisa ser encarada como um enfoque estratégico e não como modismo, ou seja, é necessária uma mudança geral na mentalidade da empresa no sentido de seus processos e de seus funcionários, para que todos possam buscar os mesmos objetivos, que vertem ao crescimento da empresa.
Para que seatinja o objetivo é preciso conhecer a palavra cultura; que para muitos é apenas o desenvolvimento intelectual, mas é também a capacidade de poder criar, produzir, transformar a natureza e colocar os bens que ela oferece de forma bruta em benefícios do ser Humano.
Benchmarking

O termo benchmarking tem origem na expressão inglesa benchmark, a qual se refere às cotas de nível utilizadas nasmedições topográficas e foi introduzido na linguagem empresarial pela empresa Xerox, que o definiu como "o processo contínuo de medirmos e compararmos os nossos produtos, serviços e práticas com os mais fortes concorrentes ou com as empresas reconhecidas como líderes da indústria". Desta forma, o benchmarking é não mais do que um processo ou técnica de gestão através do qual as empresas ouorganizações avaliam o desempenho dos seus processos, sistemas e procedimentos de gestão comparando-o com os melhores desempenhos encontrados noutras organizações.

Em regra são utilizados os concorrentes melhor sucedidos como termo de comparação embora possam também ser utilizadas empresas de outros sectores de actividade. O objectivo do benchmarking é portanto o de estimular e facilitar as mudançasorganizacionais e a melhoria de desempenho através da aprendizagem com os outros. O processo de avaliação e comparação pode ser efectuado para a organização como um todo ou visar apenas um determinado processo, departamento, ou unidade de negócio. Através do benchmarking as organizações obtém referências que lhes permitem identificar formas de melhorarem as suas performances internas. O princípiodesta ferramenta é que nenhuma empresa é a melhor em todas as áreas e que, por isso, deve seguir os exemplos das que são superiores.

Existem basicamente três tipos de benchmarking: interno, competitivo e genérico ou multi-sectorial.

• No caso do benchmarking interno, trata-se do mais utilizado. Consiste em comparar as operações da empresa com as de um departamento interno ou de outrasorganizações do mesmo grupo. É fácil de implementar e o objetivo é identificar internamente qual o melhor modelo a seguir.

• Quanto ao benchmarking competitivo, tem como referencial a concorrência direta. Comparam-se produtos e serviços, de forma a superar o desempenho das empresas concorrentes. É mais difícil de colocar em prática porque as informações sobre os métodos dos concorrentes...
tracking img