Processos industriais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1570 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
...............................................................................................................................


.............................................................................................................................................................................



Respostas.............................................................................................................

Arquitetura Básica do PLC
3.1. CPU- Unidade central de processamento
A cpu de um plc compreende os elementos que formam a ' inteligência' do sistema: o processador eo sistema de memória , além dos circuitos auxiliares de controle
O processador interage continuamente com o sistema de memória por meio do programa de execução (desenvolvido pelofabricante), interpreta e executa o programa de aplicação (desenvolvido pelo usuário), e gerencia todo o sistema. Os circuitos auxiliares de controle atuam sobre os barramentos de dados (data bus) de endereços (address bus) e de controle (control bus) conforme solicitado pelo processador, de forma similar a um sistema convencional baseado em microprocessador.
3.1.1 - Processador
O desenvolvimentotecnológico de um PLC depende principalmente do processador utilizado, que pode ser desde um microprocessador controlador convencional 80286, 80386, 8051, até um processador dedicado - dsp (Processador Digital De Sinais)
Atualmente os Processadores utilizados em plc's são dotados de alta capacidade computacional. Há cpus que possuem processamento paralelo. Algumas famílias de plcs possuem móduloscoprocessadores, que auxiliam o processador da cpu na execução de funções especificas (operações complexas)
Independente de sua tecnologia o processador é responsável pelo gerenciamento total do sistema, controlando os barramentos de endereços, de dados e de controle. Pode operar com registros e palavras de instrução, ou de dados, de diferentes tamanhos (8,16 ou 32 bits), determinado pelo tamanho deseu acumulador e pela lista de instruções disponíveis para cada cpu.
3.1.2 - Sistema de memória
- Memória do Sistema de Operação
Programa de execução é responsável pela "Tradução" do programa de Aplicação desenvolvido pelo usuário, em linguagem de alto nível, para instruções que o processador da cpu possa executar, em linguagem de máquina
Trata-se de uma área de dados a de memória reservadapara o armazenamento temporário de uma quantidade pequena. Tendo o acesso rápido, do tipo RAM.
- Memória de Aplicação ou memória do Usuário.
Programa de Aplicação: Nessa área é armazenado o programa desenvolvido pelo usuário para execução do controle desejado.
Tabela de Dados: Essa área armazena dados que são utilizados pelo programa de aplicação ,como valores atuais e de presente(pré-configurados) de temporizadores /contadores e variáveis do programa, além dos status dos pontos de entrada e de saída.
A atualização desses status é realizada constantemente refletindo as mudanças ocorridas nos pontos de entrada, e as atualizações das saídas são efetuadas pelo programa de aplicação.
Cada instrução que a cpu pode executar consome uma quantidade predeterminada de memória, expressa em bytes(8 bits) ou worlds (16bits). No entanto, durante a configuração de um plc, deve ser considerada a quantidade de palavras de programações, uma vez que nem sempre há relação direta entre a capacidade fisíca (kbytes) e a lógica (kwords).
Uma mesma cpu pode ser configurada para aceitar até 2 k words de instruções, como até 4 kwords.
As características normalmente apresentadas nas especificaçõestécnicas de uma cpu e que devem ser consideradas durante a sua configuração são:
- Capacidade de memória
-Tipo de memória
-Bateria de backup
-Pontos de l/0
-Tempo de processamento ou tempo de execução
-Linguagem de programação
-Recursos de programação
-Portas de comunicação
Para casos em que a cpu apresenta-se como um módulo independente , deve-se como um módulo independente , deve- se...
tracking img