Processos gerencias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3109 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – CAMPUS PIRITUBA
TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL



PROCESSOS GERENCIAIS
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA



“Processo Administrativo: as funções administrativas - teoria e prática”.




Erika Borges S. Floriano R.A. nº 430.879.9287

Felipe de Araújo Moleiro R.A. nº 129.989.4241
Marcelo AlvesR.A. nº 454.286.0669 
Osvaldo Luiz da Silva R.A. nº 454.287.8175

Ricardo M. de Aguiar R.A. nº 430.879.9322







TUTOR PRESENCIAL: SIMONE
TUTOR EAD: CINTIA GALENI












SÃO PAULO
21/09/2012
Introdução


O presente trabalho objetiva estudar o processo administrativo de forma geral. Trazendo oconceito de planejamento, com suas devidas modalidades e características de forma clara e didática. Pretendendo demonstrar a importância deste no ambiente corporativo, de maneira que tal instituto seja considerado indispensável pela figura do administrador.
Objetiva-se, ainda, desmistificar o instituto da organização e apresentar suas vantagens como forma de aprimorar as atividades laborativas,ressaltando que consiste em uma simples idéia de divisão de tarefas e trazendo conceitos inovadores e promissores.
Por fim, apresentaremos os conceitos dos institutos de Direção e Controle, com o fito de concluir as etapas do processo administrativo e, também, de relatar seus métodos de aplicação dentro das organizações



















Conceito de Planejamento

Ascorporações não permitem utilizar do improviso, sorte ou acaso. Seus projetos são planejados e calculados para que seus objetivos tenham êxito em sua primeira operação. Desta forma, temos que o planejamento não se refere a decisões futuras, mas sim a decisões tomadas no presente, visto que somente seus resultados se projetam no futuro.
O planejar é dito como a primeira função administrativa, por sera grande base para todas as outras funções mais especificas como organização, direção e controle. Faz parte de a sabedoria ser capaz de compreender as relações de causa e efeito entre as decisões tomadas e suas conseqüências.
O planejamento consiste na determinação da direção a ser seguida para se alcançar um resultado desejado, sendo que engloba decisões com base em objetivos, em fatos e naestimativa do que ocorreria em cada alternativa. Sendo assim, baseia-se na função administrativa que visa alcançar os objetivos, calculando uma rota estratégica antecipada para obter sucesso e prescrevendo uma ação futura.
É explicito que o planejamento lida com o futuro, inicia-se com a determinação dos objetivos e detalha os planos necessários para atingí-los com perfeição obtendo aeficiência e a eficácia. Os recursos necessários são de todas as naturezas: financeiros, humanos, tecnológicos, insumos e informações.
O planejar não é a arte de adivinhar o futuro e sim de calcular cada variável, e como esta afetará o futuro. O administrador deve agir e nunca entrar em pânico, deve ser capaz de transmitir segurança e serenidade a seus subordinados. Assim, o significado deplanejamento está ligado à definição de objetivos e escolha antecipada do melhor curso de ação para alcançar o curso mais eficiente com maior velocidade.
Para o professor Roberto Shinyashiki, o planejamento consiste em uma visão antecipada do futuro que permite o aproveitamento de oportunidades e prevenção de ameaças, de forma que o indivíduo enxergue o que a maioria não vê e consiga projetarexpectativas e concretizações. Já para o professor Paulo Barreto dos Santos, o estudo é a melhor ferramenta para o planejamento eficaz, de forma que traça as características do administrador do futuro em seu artigo em um formato pedagógico e instrutivo, sempre demonstrando que o preparo intelectual figura como melhor alternativa para o embate com as adversidades do mercado globalizado.
Tipos de...
tracking img