Processos gerenciais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6135 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

UNIDERP INTERATIVA – POLO PADRÃO
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

DESAFIO DE APRENDIZAGEM

PROCESSOS GERENCIAIS

Campo Grande – MS
Outubro/2011

Kelen Keith Aleixo RA 304795
Michelle Pontarollo RA 304800
Carla CasanobasRA 330385
Natiele Evangelista RA 332414

DESAFIO DE APRENDIZAGEM

Desafio de aprendizagem aplicada a matéria de Processos Gerenciais com o tema Processo Administrativo (pag. 95 a pag. 100 do caderno de atividades) a fim de avaliar o conhecimento e desenvolvimento do conteúdo.

CampoGrande–MS
Outubro/2011

INTRODUÇÃO

Os gestores precisam estar atentos às mudanças internas e externas do ambiente organizacional, buscando uma maior flexibilidade, velocidade, inovação e integração para atuarem um cenário em constante mudança. Neste processo podem ser utilizados diferentes mecanismos de controle, formais ou não-formais, dandopreferência àqueles condizentes com a cultura, estratégia e estrutura da organização (ANTHONY; GOVINDARAJAN, 2002)
Os desenhos organizacionais que funcionaram bem no passado estão sofrendo mudanças. As empresas buscam opções e as respostas devem ser ágeis para atender a demanda dos clientes que estão cada vez mais exigentes. Esta nova realidade exige que as estratégias sejam planejadas de acordocom esse propósito, pois o ajuste entre a estrutura organizacional e o ambiente é essencial para que a empresa alcance suas metas. Para Donaldson (1999), a adoção de certos tipos de estrutura pode conduzir à melhores resultados quando a estratégia é compatível com ela, pois existem certas combinações de estrutura e de estratégia que podem resultar em um melhor desempenho organizacional.
Paraadequar seu funcionamento às mudanças ambientais, as organizações definem seu planejamento de maneira a aproveitar as oportunidades que surgem de acordo com suas estratégias, e se estruturam e coordenam suas atividades de distintas formas, conforme sua estrutura organizacional, inclusive para se proteger das ameaças.
Formação e treinamento de administradores é tema de fundamental importância. Acriação de riquezas e o bem-estar das pessoas dependem de administradores capacitados, seja na empresa pública, na empresa privada ou em organizações/ associações sem fins lucrativos. Para preparar administradores capacitados é preciso fundamentar o ensino e o treinamento em estudos reveladores sobre suas atividades de trabalho. A literatura apresenta poucas obras teóricas e pesquisas empíricas sobre oassunto. Para Mintzberg “os estudos administrativos, tão devotados ao progresso e à mudança, têm por mais de meio século não considerado seriamente a questão básica: o que os administradores fazem?” A eficácia da formação e treinamento de administradores depende da adoção de uma boa descrição de seu trabalho.

Processo Administrativo – Planejamento

O Planejamento ocorre em todas as dimensões daatividade humana, quer no plano pessoal, ou na dimensão organizacional onde, se torna indispensável dada a magnitude, complexidade e riscos envolvidos.
Planejamento estratégico – Consiste em medidas de resultados a longo prazo visando implementar estratégias e almejando a vantagem competitiva das organizações.
Planejamento Tático – É projetado para médio prazo envolve cada departamento.Planejamento Operacional – Medidas imediatistas (curto prazo) visando correções de desvios ou o acompanhamento de processos restritas a setores ou seções. Envolve cada tarefa e voltado para eficiência
Devemos enfatizar que o mais importante na utilização do planejamento estratégico e o seu estreito vinculam com a administração estratégica nas organizações. Não se pode tratar isoladamente o...
tracking img