Processos gerenciais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2710 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
Centro de Educação a Distância – Gestão em Recursos Humanos


CAMILA SOUZA DA SILVA – R.A 3815671395
JULIANA DE ARAÚJO DELLAQUILA – R.A 3832683154
LUCIANA DE ARAÚJO DELLAQUILA – R.A 3832686161
MARYELEN DA SILVA DE OLIVEIRA – R.A 3832683186
MAURO LUIZ CANO LOPES – R.A 5554115579ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
Processos Gerenciais


Atividade Prática Supervisionada apresentada como desafio de aprendizagem da disciplina de Processos Gerenciais, no Curso Superior de Gestão de Recursos Humanos da Universidade Anhanguera Uniderp, sob orientação da Professora Tutora EAD Ivonete Carvalho.


São Paulo/SP
Setembro/2012
Introdução
O objetivo desse trabalho é mostraro conhecimento adquirido em sala de aula, sobre o tema planejamento, veremos seus tipos e conceitos, nos quais foram adquiridos através de pesquisas via internet e livros, que cada integrante do grupo colaborou para obtenção destes dados.
Veremos aqui sua definição, tipos e sua importância para o empreendedor.
O planejamento nada mais é que, determinar antecipadamente os objetivos a serematingidos e como fazer para alcançar os mesmos, dentro ou fora de uma organização. Saber escolher antecipadamente o melhor curso de ação para alcançá-lo com o mínimo de esforço e custo possível. Assim tornando-se uma função totalmente voltada para o futuro, podendo assim ser
a curto, médio ou longo prazo.
Veremos também os três níveis distintos de planejamento.
E como podemos utilizar todo esseconhecimento de uma forma pratica, utilizando também o conceito de organização, direção e controle.
Vamos mostrar aqui de uma forma clara como organizar um grande evento para quem sabe motivar outras pessoas, que com o conhecimento necessário é possível não só ter sucesso na vida profissional como também beneficiar uma comunidade como um todo.

Planejamento
O planejamento é uma funçãoadministrativa que determinam antecipadamente quais são os objetivos a serem atingidos e como se deve fazer para alcançá-los da melhor maneira possível na organização, o planejamento lida com o futuro, planejar significa definir os objetivos e escolher antecipadamente o melhor curso de ação para alcançá-lo com o mínimo de esforço e custo possível, devemos usar essa técnica para absorver as incertezas sobre ofuturo e assim permitir maior consistência no desempenho das organizações.
Existem três níveis distintos de planejamento:
Planejamento Estratégico: Ele envolve e abrange a organização como um todo e, como um sistema único e aberto, é planejado para um longo prazo, seus efeitos se estendem por vários anos, abrange também todos os seus recursos e áreas de atividades preocupando-se em atingir osobjetivos globais da organização, apresentando assim resultados.
O planejamento estratégico exige sete etapas:
Determinação dos Objetivos: É a etapa que responde a pergunta principal
(Aonde queremos chegar?), ou seja, é a pretensão ou os propósitos da empresa, a missão dessa organização.
Analise Ambiental Externa: A resposta a ser respondida é (O que há no ambiente): é a maneira pelo qual aempresa procura conhecer seu ambiente externo e assim diagnosticou o que nele ocorre, assim poderá saber exatamente os recursos disponíveis, dificuldades, restrições, ameaças, reações e contingências dos quais ela não pode frigir ou escapar.
Analise Organizacional Interno: (O que temos na empresa, as forças, potenciais e fiabilidades internas). Esse é o processo pelo qual se examinam os recursosdisponíveis, sejam eles mercadológicos, produtos, financeiros e humanos da empresa como fatores conjuntos para assim verificar quais são suas forças e fraquezas e coações que o ambiente lhe apresenta. É preciso conhecer profundamente as condições internas da empresa, suas competências e suas potencialidades e vulnerabilidades.
Formulação de Alternativas: (O que fazer?) Agora que temos os objetivos,...
tracking img