Processos gerenciais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1511 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Vitória - ES
2012
INTRODUÇÃO

Neste trabalho será apresentado o tema Processos Gerenciais de acordo com algumas pesquisas, no qual irá nos proporcionar um melhor entendimento sobre o que aconteceu com o passar dos tempos nas empresas e com os seus colaboradores, em especifico as funções dos mesmos.
Perceberam que as mudanças que o gerenciamento enfrentava era complexa. Precisavam entendertanto da parte técnica como da humana. Sabemos que a busca por esta relação técnica e humano tem seu inicio na década de 1980 passa a surgir uma intensa busca por uma nova concepção e visão da empresa. A grande transformação desta sociedade não é apenas o avanço tecnológico em si, mas sim como associar estes recursos tecnológicos a fatores humanos como criatividade, comprometimento e conhecimentoa fim de agregar valor aos produtos e/ou serviços oferecidos pelas organizações. A Administração é uma das vias que nos conduzem ao objetivo das empresas ou entidades.
De acordo com William H. Newman: “Administração consiste em orientar, dirigir e controlar os esforços de um grupo de indivíduos para um objetivo comum.” A necessidade de orientação, direção e controle dos esforços do grupo deindivíduos e que esse papel cabe ao administrador, ou seja, pode existir um número de pessoas - em um cinema, dentro de um ônibus ou uma praça pública - mas, na falta de orientação, direção e controle da atividade grupal, não haverá, evidentemente, Administração.

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS:
PLANEJAMENTO “é decidir antecipadamente o que deve ser feito para alcançar determinado objetivo ou meta.”Podemos destacar 2 tipos principais de planejamento administrativo:
a) planejamento especial - é o que, atingindo seu objetivo, deixa de ser utilizado.
b) planejamento geral - é usado, muitas vezes, de forma permanente.
ORGANIZAÇÃO “é o processo administrativo que visa à estruturação da empresa, reunindo pessoas e os equipamentos, de acordo com o planejamento efetuado.”
Referente à estruturaorganizacional, pode-se entendê-la recorrendo a duas teorias de organização:
1ª) teoria organicista: as empresas são comparadas ao organismo animal. Trata-se de um estudo pelo processo analógico, por meio do qual observa-se a semelhança entre coisas diferentes. Podemos dizer que o conceito de órgão envolve a palavra função, que significa a ação de cada órgão, ou no caso da empresa, os serviçosexecutados em cada departamento ou seção. Por exemplo, no organismo humano a digestão é a função dos órgãos digestivos; nos organismos econômicos (empresa) os recebimentos e pagamentos são funções (ou serviços) da seção de caixa.
2ª) teoria comportamentista: as empresas constituem uma reunião de pessoas que trabalham para a produção de mercadorias e/ou serviços. As relações que se estabelecem entreas pessoas que trabalham numa empresa constituem o que se chama de estrutura organizacional.
DIREÇÃO “é o processo administrativo que conduz e coordena o pessoal na execução das tarefas antecipadamente planejadas.” Dirigir uma empresa significa conseguir que os empregados executem as tarefas (ou serviços) pelas quais respondem. “Tarefa é um trabalho que se há de concluir em determinado tempo;serviço é o exercício de funções obrigatórias, ou, então, o desempenho de qualquer trabalho.”
Principais meios de direção empresarial:
a) Ordens ou Instruções (transmitir decisões aos subordinados): são dadas ou emitidas pelos encarregados da direção, enquanto ao empregado cumpre obedecer, executando o que lhe foi determinado. Dois aspectos principais devem ser mencionados a respeito das ordens deserviços:
• Quanto à amplitude
* ordens gerais = obrigação de todos os empregados da empresa.
* ordens específicas = competência de um ou de poucos empregados da empresa.
• Quanto à forma
* ordens orais (verbais) = ordens dadas de viva voz aos executores.
* ordens escritas = ordens dadas por escrito aos executores.
Segundo Henri Fayol, “a coordenação tem por fim ligar, unir e harmonizar...
tracking img