Processos gerenciais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5352 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)
Curso de Gestão Comercial
Polo Padrão




CAMPO GRANDE-MS
Setembro/2012




ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA DA DISCIPLINA DE PROCESSOS GERENCIAIS






Relatório apresentado como atividade avaliativa da disciplina de Processos Gerrenciais do Curso de Gestão Comercial doCentro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera-Uniderp, sob a orientação da Professora Fabiana Annibal Faria de Oliveira Biazetto.







CAMPO GRANDE-MS
Setembro/2012




O que é Planejamento?
Segundo Hindle (2002, pg. 142) os primeiros conceitos de planejamento devem ter surgido na pré-história, entre as “donas de casa”, que não tinham espaço nem tecnologia paraconservar alimentos e, por isso, tinham que programar o momento certo de buscar gravetos para prepararem o alimento.
Já para Silva (2001, pg. 89) o planejamento tem grande importância na administração e teve sua origem nas mais remotas civilizações, onde o homem precisou realizar tarefas e organizar recursos disponíveis.
O planejamento constitui o primeiro passo dentro do processo administrativo.Segundo Chiavenato “O Planejamento é função administrativa que determina antecipadamente o que se deve fazer e quais objetivos devem ser alcançados simular o futuro desejado”.
Já para Roberto Shinyashiki, o planejamento é importante, pois “Quando as pessoas não enxergam adiante pagam pela falta de visão. Pagam com suas empresas, seus empregos, amores, momentos de felicidade, coisas que só valorizamdepois que perdem”.
Planejar é decidir de forma antecipada as decisões a serem tomadas, tendo em mente o que, quando e quem irá fazer determinada tarefa. Planejamento é o processo que indica o melhor “caminho” a seguir, onde exigirá menos esforços e de maneira mais assertiva. “É preparar-se para o inevitável, prevenindo o indesejável e controlando o que for controlável” (Peter Druker).
ConformeMosimann e Fisch (1999 pg. 114) o planejamento envolve os seguintes passos:
• Projeção de cenários;
• Definição de objetivos a serem seguidos;
• Avaliação das ameaças e oportunidades ambientais;
• Identificação dos pontos fortes e fracos da empresa;
• Formulação e avaliação de planos alternativos;
• Escolha e implementação do melhor plano alternativo;





Quaisos tipos de planejamento?

Observando os níveis hierárquicos, distinguem-se três tipos de planejamento: Planejamento Estratégico, Tático e Operacional.
Planejamento Estratégico
Acontece nos níveis hierárquicos mais altos da organização, e relacionam-se com objetivos em longo prazo e com estratégias e ações para alcança-los.
Mobiliza a empresa para atingir o sucesso e construir o seu futuropor meio de um comportamento proativo, considerando seu ambiente atual e futuro.
Segundo Maximiliano (2006) O processo de planejamento estratégico, compreende desde a tomada de decisão sobre qual o padrão de comportamento que a organização pretende seguir até os produtos e serviços que pretende oferecer, e mercados e clientes que pretendem atingir.

Objetivos.
• Estabelecer um quadro dereferencias para o planejamento mais detalhados e para as decisões administrativas do dia a dia, diminuindo o risco de tomar decisões incorretas;
• Integração de decisões isoladas em um único plano;
• Criação de espaços futuros de ação para evitar pressões;
• Criação e manutenção de potenciais competitivos.


Planejamento Tático
Entre o nível institucional e o nível operacionalexiste uma grande diferença de linguagem e postura. O planejamento tático se refere ao nível intermediário de uma organização, são executados geralmente pelos gerentes e tem por finalidade contribuir para a realização do planejamento estratégico.
As características do mesmo são:
• É constante e continuo;
• É sempre voltado para o futuro;
• Preocupa-se com racionalidade de tomada de...
tracking img