Processos gerenciais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1980 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMARIO
INTRODUÇÃO 3
PLANEJAMENTO DA AÇÃO EMPRESARIAL 4
ANÁLISE DOS ARTIGOS 5
DEFINIÇÃO DE PLANEJAMENTO 6
TIPOLOGIAS DO PLANEJAMENTO 7
ORGANOGRAMA 9
CONSIDERAÇÕES FINAIS 10

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 11

INTRODUÇÃO
O objetivo é abordar o conhecimento adquirido, sobre o tema planejamento da ação empresarial, seus tipos,conceitos e importância, sendo à base da administração umas das principais funções do administrador, que é planejar para elaborar durante a busca de bom desempenho empresarial.
O planejamento é fundamental dentro de uma organização. Através disso é possível utilizar melhor seus recursos para alcançar seus objetivos e diminuir as incertezas e erros de decisões tomadas, no futuro das organizações.Atualmente, a turbulência por que passam as organizações é tão acentuada e tão
acelerada que o ambiente organizacional é descrito como inconstante e, nesse ambiente,
a grande função da estratégia é promover o equilíbrio entre a visão de futuro da
organização e sua posição no presente. No contexto organizacional, a estratégia
corresponde à capacidade de trabalhar, contínua e sistematicamente,ajustando a
organização às condições ambientais em mutação, tendo em mente a visão de futuro.
Através do planejamento, os gestores definem a tomada de decisões
por meio de um processo analítico, concentrado em variáveis empresariais, econômicas
e tecnológicas; enquanto a administração estratégica se preocupa com novos mercados.

Etapa 1- Aula-tema: Processo Administrativo: Planejamento daação empresarial.
PLANEJAMENTO DA AÇÃO EMPRESARIAL
O inicio da melhoria na forma de administrar se deu através da teoria de Taylor, misturando engenharia e administração a fim de obter êxito total no que refere a desperdício de mão-de-obra, tempo e fadiga com movimentos desnecessários. A abordagem da escola da administração científica iniciou-se no começo do século XX, pelo engenheiro americanoFrederick W. Taylor (1856-1915), considerado o fundador da moderna TGA.
A partir de então, começou uma revolução no pensamento administrativo e no mundo industrial da época, com ênfase em solucionar os problemas com desperdício e das perdas sofridas pelas indústrias americanas. Para isso, funcionários foram capacitados para reduzir as perdas e também foram feitas seleções para destacar o melhorfuncionário entre a equipe para cada tarefa e assim treiná-lo com o objetivo de aprimorar sua atividade. Assim seu rendimento era aumentado com desgaste menor.
Como incentivo Taylor não se esqueceu da remuneração, pois havia uma grande insatisfação entre trabalho x salário. Para isso foram elaborados planos de incentivo salarial e prêmios sobre produção. Houve melhorias nas condições do ambiente detrabalho, trazendo mais conforto e menos cansaço aos trabalhadores.
Administrar, portanto, é basicamente planejar, organizar, dirigir e controlar as estruturas dos órgãos e cargos que compõem uma empresa e suas atividades, pois, uma empresa que objetiva uma boa estrutura, vai além da soma da eficiência de seus trabalhadores.

ANÁLISE DOS ARTIGOS
Nos Artigos analisados, identificamos queexiste um complemento entre as informações, pois em ambos é de extrema importância o planejamento das ações a serem tomadas.
De acordo com Paulo Barreto dos Santos, o administrador do futuro, possui uma visão diferenciada, suas determinações são dadas de acordo com o equilíbrio entre a qualidade de vida e o profissional, o mesmo deve ser globalizado, persuasivo, transmitir confiança, se tornar umexemplo a ser seguido, para isso é imprescindível o planejamento, traçar as metas para tomada de decisões de maneira que se consiga maior qualidade e eficácia nos projetos futuros.
De acordo com Roberto Shinyashiki, o empresário para obter sucesso precisa ter visão para conseguir enxergar além do horizonte, se antecipar, se tornando um verdadeiro empreendedor.
Ele afirma que o ser humano tem...
tracking img