Processos gerenciais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1753 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1-Indice
Planejamento
Análise Ambiental
Análise Organizacional
Planejamento Tático
Planejamento Operacional
Organização
Desenho Organizacional
Desenho Departamental
Desenho de Cargos e Tarefas
Referências Bibliográficas

1-Introdução
Atualmente, no Brasil, é impressionante o número de empresa que aproveita algum modismo ou oportunismo de mercado existente. Essas companhias esquecem,não sabem ou simplesmente resolvem não aplicar uma das ferramentas mais importantes em qualquer organização ou empreendimento de sucesso: o planejamento. A busca desesperadora pelos lucros é tão grande que elas próprias nascem esquecendo ou deixando de lado fatores importantíssimos. Se a empresa está buscando lucros, sobrevivência, retorno sobre investimento, metas de crescimento ou participaçãode mercado, isso deve estar bem definido em qualquer negócio.
Por esta razão as empresas precisam entender que cada minuto consumido na elaboração minuciosa de qualquer projeto é capaz de economizar horas, dias, semanas, anos na fase de sua implementação. Um bom planejamento consegue minimizar todos os tipos de perdas de tempo, de espaço, de dinheiro.  O tempo que se “perde” planejando éreconquistado com juros e correção monetária no momento de se dar a partida para a construção da idéia.
A importância do Planejamento é tal que, se não for feito, melhor será nem começar a realizar qualquer sonho.  Melhor mantê-lo como sonho do que teimar e transformá-lo num pesadelo. Afinal de contas, na verdade, planejar acaba ficando mais barato do que improvisar compulsivamente.
2-Desenvolvimento2.1-Planejamento
Planejar não significa apenas buscar o registro dos detalhes para evitar esquecimentos.  É bem mais do que isso.  Planejar é ordenar as ações.  É estabelecer o passo-a-passo de maneira a se ter uma seqüência lógica na realização de qualquer trabalho. Planejamento é um modo de agir num mundo em constante mudança. É um método, um instrumento para ajudar a pensar e transformar arealidade social. Mas a mesma realidade pode ser enxergada de diferentes modos. Na nossa maneira de enxergar, o planejamento é um instrumento que serve para orientar uma intervenção-ação, ajudar a identificar onde estamos e para onde precisamos e queremos ir.
Além de existir vários conceitos de planejamento também existem os tipos de planejamento.

2.2-Tipos de Planejamentos
* PlanejamentoEstratégico
* Planejamento Tático
* Planejamento Operacional
2.3- Conceitos de Planejamento Estratégico:
Para Oliveira(2007), é um processo administrativo para se estabelecer a mehor direção a ser seguida pela empresa, visando ao otimizado grau de fatores externos- não controláveis e atuando de forma inovadora e diferenciada.
Já para Batemam (1998), compreende os altos executivos da organização,responsável pela definição dos objetivos e planos da empresa e tomada de decisões quanto às questões de longo prazo da empresa, como: sua sobrevivência, crescimento e eficiência geral.
Concluimos então que tanto Oliveira (2007) como Batemam (1998), o enxergam da mesma maneira, sendo ele o que determina os objetivos a serem alcançados a longo prazo com foco nas relações entre a empresa e seu ambienteenvolvendo a empresa como um todo, sendo formulado nos níveis hierárquicos mais altos da empresa.

2.4- Conceitos de Planejamento Tático:
Para Oliveira (2007), é desenvolvido a partir dos níveis organizacionais inferiores, com a finalidade de utilizar eficientemente os recursos disponíveis para o atendimento dos objetivos propostos, tem por objetivo otimizar determinada área de resultado e nãoa empresa como um todo.
Já para Batemam (1998), é utilizado para traduzir os objetivos gerais e as estratégias da alta diretoria em objetivos e atividades mais específicas. O principal desafio neste nível é promover um contato eficiente e eficaz entre o nível estratégico e o nível operacional.
Concluimos então que tanto para Oliveira como para Batemam, teem a mesma visão, concordando que ele...
tracking img