Processos gerenciais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2566 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice

Conteúdo
Índice 1
Introdução 2
Etapa 1 – Planejamento da ação empresarial 3
Desenvolvimento 3
Os Tipos de Planejamento 3
Referências Bibliográficas 5
Etapa 2 – Organização da Ação Empresarial 6
Conceito de Planejamento 6
Projeto 6
Desenvolvimento 7
Considerações Finais 8
Referências Bibliográficas 8
Etapa 3 – Direção da ação empresarial 9
Direção como função garantidorado processo administrativo 9
A Hierarquia das necessidades 9
Estilos de liderança 10
Estilos de direção 11
O Processo Administrativo 12
Desenvolvimento do relatório 13
Considerações finais 14
Referências Bibliográficas 15

Introdução

Esta ATPS refere-se ao Processo administrativo, que estão divididos em três etapas: Planejamento da ação empresarial, organização e direção,o Planejamento diz respeito á formulação de objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução, também considera premissas básicas que a empresa deve respeitar para que todo o processo tenha coerência e sustentação, fizemos uma comparação dos artigos de dois professores acadêmicos que falam sobre a importância do planejamento nas atividades do administrador que deseja obter sucessonas ações empresariais.
No item Organização da ação empresarial, fizemos uma breve pesquisa sobre o conceito do planejamento nas organizações e relatamos como foi feito o Projeto educacional criado pela equipe, no intuito de levar alegria às crianças carentes dos bairros da cidade de Santo André, ajudar as famílias carentes, e incentivar os jovens da periferia á estudar.
Na ultimaetapa desta ATPS fizemos uma pesquisa sobre Direção da ação empresarial, e demos continuidade ao projeto fazendo um breve relatório definindo como a equipe estabeleceu os níveis de direção para a organização do projeto, nas considerações finais foi feito um paralelo das decisões do grupo relatando alguns dos motivos dos quais as ferramentas gerenciais podem falhar.

Etapa 1 – Planejamento da açãoempresarial

Desenvolvimento
Os Tipos de Planejamento

1º Planejamento Estratégico.
2º Planejamento Tático.
3º Planejamento Operacional.

È uma processo gerencial que diz respeito á formulação de objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução, levando em conta as condições internas e externas á empresa e sua evolução esperada. Também considerapremissas básicas que a empresa deve respeitar para que todo o processo tenha coerência e sustentação. Para Bateman e Snell (1998), administração estratégica é um processo envolvendo administradores de todos os níveis da organização, que formulam e implementam objetivos estratégicos. Já o Planejamento estratégico, seria o processo de elaboração da estratégia, na qual se definiria a relação entre aorganização e o ambiente interno e externo, bem como os objetivos organizacionais, com a definição das estratégias alternativas.
È necessário também ser flexível o bastante para perceber que planejar nem sempre é o contrário de fazer.
O planejamento foi criado e é usado para empresas chegar onde precisa seu Objetivo utilizando-se de sua estratégia (estratégico, tático ouoperacional). Muitas vezes é no próprio desenvolvimento da gestão da empresa que os gestores e suas equipes definem e implementam as estratégias, buscando aprender com seu erros cometidos.Michael Porter afirmou"uma empresa sem planejamento corre o risco de se transformar em uma folha seca,que se move aos ventos da caprichos dos ventos da concorrência".
Saber utilizar os instrumentos do planejamento deforma coerente pode ser uma excelente arma competitiva.
Suas características são:
*Definição da missão corporativa.
*Análise da situação.
*Formulação de objetivos.
*Formulação de estratégias.
*Implementação feedback e controle.
Podemos então concluir que planejamento é definido, como um instrumento fundamental dentro de uma organização, para dar...
tracking img