Processos gerenciais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1067 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pergunta: Parte I – O Monge e o Executivo

1. No Livro: O Monge e o Executivo - no capítulo três, os temas voltam-se para a percepção primeira que temos dos fatos e das coisas, ressaltando que as coisas nem sempre são como parecem ser e o cuidado que devemos ter antes de fazer julgamentos rápidos. Apresente uma análise de que maneira o conteúdo desse capítulo, pode ser usado na elaboração de umplano de negócio.

RESPOSTA:
1. Poderá ser usado como uma forma de Planejamento das ações, e no modelo de gerenciamento dos negócios, uma forma de como se tornar um verdadeiro líder. Usando o princípio de que: realmente não devemos tratar as pessoas da maneira que não gostaríamos de ser tratados, pois aquilo que pode parecer errado, às vezes será o mais correto e sensato. O grande plano é:Respeitar para ser respeitado, usar a liderança e não o poder nos negócios.

2. No capítulo, “O ambiente”, John, em sua conversa com Simeão, fala sobre suas dificuldades de amar a sim mesmo e aos outros. Simeão, então com sabedoria lhe fala sobre o amor, sobre Deus e sobre a fé, mostrando-nos o quão complexo é viver. Destaque quais são os valores instrumentais e terminais Simeão. E os doscomponentes do grupo do projeto integrador...

RESPOSTA:
2. Valores Terminais do Simeão: Um Mundo de Paz (Livre de guerras ou conflitos) / Igualdade (Fraternidade, oportunidade iguais para todos) / Segurança familiar (cuidar dos seres amados) / Liberdade (independência, liberdade de escolha) / Felicidade (contentamento) / Prazer (uma vida com alegria e lazer) / harmonia interior (Ausência de conflitointerior) / Reconhecimento social ( respeito, admiração) / Amizade verdadeira (forte companheirismo) / Um mundo de beleza ( Beleza na natureza e nas artes) / Vida confortável (próspera).

Valores Instrumentais do Simeão: Afetividade (carinho e ternura) / Responsabilidade (comprometimento, confiabilidade) / Obediência (zelo, respeito) / Limpeza (asseio, arrumação) / Capacidade ( competência,eficácia) / Ambição (dedicação ao trabalho, aspirações) / Espírito prestativo (dedicação ao bem-estar dos demais) / Honestidade ( sinceridade, franqueza) / Lógica (coerência, racionalidade) / Polidez (cortesia, boas maneiras) / Coragem (defesa dos seus ideais).

Valores Instrumentais do grupo: Limpeza (asseio, arrumação) / Coragem (defesa de suas ideais) / Espírito prestativo (dedicação ao bem-estardos demais) / Honestidade (sinceridade, franqueza) / Lógica (coerência, racionalidade) / Imaginação (ousadia, criatividade) / Afetividade (carinho, ternura) / Obediência (zelo, respeito) / Polidez (cortesia, boas maneira) / Ambição (dedicação ao trabalho, aspirações) / Responsabilidade (comprometimento, confiabilidade).

Valores Terminais do grupo:
Um mundo de beleza (beleza na natureza e nasartes) / Prazer (uma vida com alegria e lazer) / Salvação (redenção, vida eterna) / Segurança familiar (cuidar dos seres amados) / Felicidade (contentamento) / Igualdade ( fraternidade, oportunidade iguais para todos) / Sentido de realização ( contribuição duradoura) / Liberdade (independência, liberdade de escolha ) / Reconhecimento social ( respeito, admiração) / Amizade verdadeira (fortecompanheirismo).

3. Qual a única regra que Len Hoffman estabeleceu ao grupo por ocasião dos encontros? Justifique se essa regra é praticada em grande parte das empresas e por quais razões?

RESPOSTA:
A regra que Simeão colocou para o grupo foi: Que o grupo deveria prometer que falariam sempre que tivessem vontade.

Infelizmente essa regra não é aplicada na maioria das empresas, os funcionáriostem receio de colocar o seu ponto de vista para os seus gestores por certos motivos que são: Medo de como o seu superior iria receber e interpretar sua opinião e qual seriam a repercussão que teria sua opinião dentro da empresa ou no setor. Muitos funcionários sentem até mesmo medo de serem prejudicados. Infelizmente isso ainda existe em muitas empresas.

Pergunta: Parte II – Missão, visão e...
tracking img