Dê uma olhada nos números da ilegalidade, que hoje é o maior entrave ao progresso das pessoas e das empresas, no Brasil:

85% das micro e pequenas empresas, não recolhem todos os tributos exigidos pelo governo

65% dos computadores vendidos no Brasil em 2011, foram vendidos com algum tipo de ilegalidade.

60% de todos os CDs comercializados no país, são piratas.

55% dos trabalhadores brasileiros, não tem registro em carteira.

49% de todas as obras de Construção Civil estão ilegais.

40% do mercado de carnes, é ilegal.

35% dos programas de computadores vendidos no Brasil, são piratas.

Se todos esses itens fossem eliminados, da noite para o dia, ficaríamos duas vezes mais ricos do que somos hoje. E se, num cenário mais realista, toda essa ilegalidade fosse cortada em dez anos, gradativamente, a renda média do brasileiro, ficaria 50% maior nesse período. Poderíamos ser muito mais ricos, serespeitássemos mais as leis e se houvessem leis mais rígidas para negócios escusos.

As empresas “Informais”, nome quase simpático para aqueles que descumprem as leis, acabam com o vigor da economia de um país, de diferentes formas...

Na verdade, ao permitir que elas existam, estamos deixando que empresas pouco competitivas, se eternizem no mercado por méritos artificiais, ilegais e que só continuam a existir em virtude do desrespeito ás leis vigentes. Essa competição desleal, provoca o seguinte dilema:

Empresas ilegais não crescem, para não atrair a atenção das autoridades... e... as empresas legais não conseguem crescer em razão de concorrerem com empresas ilegais, que não pagam impostos e nem emitem Notas Fiscais.

No Brasil existem 48 milhões de pessoas sem registro em carteira, contra 32 milhões que trabalham com registro. Exercite seus conhecimentos matemáticos e responda: Qual a porcentagem de pessoas sem vínculo [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 04). Processos gerenciais. TrabalhosFeitos.com. Retirado 04, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Processos-Gerenciais/166522.html

MLA

"Processos gerenciais" TrabalhosFeitos.com. 04 2012. 2012. 04 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Processos-Gerenciais/166522.html>.

MLA 7

"Processos gerenciais." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 04 2012. Web. 04 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Processos-Gerenciais/166522.html>.

CHICAGO

"Processos gerenciais." TrabalhosFeitos.com. 04, 2012. Acessado 04, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Processos-Gerenciais/166522.html.