Processos gerenciais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1066 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Processos Gerenciais

Tema 01
O planejamento estratégico orientado para o mercado é o processo gerencial de desenvolver e manter um ajuste viável entre objetivos, habilidades e recursos de uma organização e as oportunidadesde um mercado em contínua mudança. O objetivo do planejamento estratégico é dar forma aos negócios e produtos de uma empresa, de modo que eles possibilitem os lucros e ocrescimento almejados.
Quatro são os princípios gerais para os quais os executivos devem estar atentos:
O princípio da contribuição aos objetivos, e neste aspecto o planejamento deve sempre visar aos objetivos máximos da empresa. No processo de planejamento devem-se hierarquizar os objetivos estabelecidos e procurar alcançá-los em sua totalidade, tendo em vista a interligação entre eles.
Oprincípio da precedência do planejamento corresponde a uma função administrativa que vem antes das outras (organização, direção e controle). Na realidade é difícil separar e seqüenciar as funções administrativas, mas pode-se considerar que, de maneira geral, o planejamento “do que é como vai ser feito” aparece na ponta do processo. Como conseqüência, o planejamento assume uma situação de maiorimportância no processo administrativo.
O princípio da maior penetração e abrangência, pois o planejamento pode provocar uma série de modificações nas características e atividades da empresa. As modificações provocadas nas pessoas podem corresponder à necessidade de treinamento, substituição, transferências, funções, avaliação, etc.; na tecnologia pode ser apresentada pela evolução dos conhecimentos,pelas novas maneiras de fazer os trabalhos, etc.; e nos sistemas podem ocorrer alterações nas responsabilidades estabelecidas nos níveis de autoridade, descentralização, comunicações, procedimentos, instituições, etc.
Princípio da maior eficiência, eficácia e efetividade. O planejamento deve procurar maximizar os resultados e minimizar as deficiências. Através desses aspectos, o planejamentoprocura proporcionar a empresa uma situação de eficiência, eficácia e efetividade.

Tema 02
O Planejamento Tático tem o objetivo de aperfeiçoar determinada área de resultados e não a empresa, ou organização como um todo. Portanto, trabalha com decomposições dos objetivos, estratégias e políticas estabelecidos nos níveis anteriores. É desenvolvido a níveis organizacionais inferiores, tendo comoprincipal finalidade a utilização eficiente para a consecução de objetivos previamente fixados segundo uma estratégia predeterminada bem como as políticas orientavas para o processo decisório da empresa. É nesse nível que são definidas as ações a serem realizadas para se atingir os objetivos. Essas ações geralmente visam atingir determinado público e não a organização como um todo, por isso estáinserida nesse nível tático. Ao traçar tais ações, esse nível deve considerar as seguintes questões: o que fazer? Dá pra fazer? Vale a pena fazer? Quem faz? Como fazer bem? Quando fazer? Funciona? Essas questões são características desse nível de planejamento, porém o nível tático consegue aprofundar um pouco mais.

Tema 03
O planejamento operacional pode ser visualizado como um sistema:começa com os objetivos estabelecidos pelo planejamento tático, desenvolve os planos e procedimentos detalhados e proporciona informação de retroação no sentido de propiciar meios e condições para aperfeiçoaremaximizar os resultados. O planejamento operacional é constituído de uma infinidade de planos operacionais que proliferam nas diversas áreas e funções dentro da empresa: produção ouoperações,finanças, mercadologia, recursos humanos etc. Os planos operacionais cuidam da administração pela rotina, para assegurar que todos executem as tarefas e operações de acordo com os procedimentos pretendidos pela empresa, a fim de que este alcance os seus objetivos. Os planos operacionais estão voltados para a eficiência (ênfase nos meios), pois a eficácia (ênfase nos fins) é problema dos níveis...
tracking img