Processos gerenciais - anhanguera uniderp

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4257 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO


Gestão de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas na elaboração de atividades relacionadas para atingir um conjunto de objetivos pré-definidos. Planejar envolve aprender a lidar com incertezas e mudanças, as coisas são mutáveis, planejar envolve estar ligado com o futuro, como podemos identificar no PLT, mostrado pelo CHIAVENATO.

Uma vez definidosobjetivos e estratégias, é necessário a implementação que deve ser minuciosamente estudada e acompanhada, isso é essencial para prever eventuais dificuldades e entender se está correndo da forma prevista e planejada.

O ato de planejar envolve sensibilidade ao mercado e à missão da organização além de vários métodos e técnicas que tornam o planejamento realmente eficaz, fazendo com que a organizaçãodeixe de agir de maneira intuitiva e passe a atuar de forma profissional e focada, facilitando o desenvolvimento da empresa.

ETAPA 1: PASSO 1

Segundo CHIAVENATO (2007) o nome planejamento dá-se a um conjunto de ações tomadas deliberada e sistematicamente a respeito de empreendimentos que possam afetar ou afetam a empresa por longos períodos. As ações de Planejamento são discutidas eformuladas no nível hierárquico mais alto da empresa, ou seja, o institucional.
Os efeitos e conseqüências são observados a longo prazo, algo em torno de 2 a 5 anos, e em alguns casos podendo chegar entre 10 e 20 anos, de acordo com o projeto.
A empresa tem envolvimento total no planejamento, não apenas unindo plano tático com operacional, estes constituem um desdobramento da ação, levando aamplificação e multiplicação de esforços.
A missão da estratégia empresarial tende a procurar o que deve fazer para alcançar os objetivos empresariais, o planejamento entende a melhor forma de como fazer para alcançar os objetivos pré determinados.


Segundo CHIAVENATO (2007) os planejamento é composto de 07 etapas:

1 – Determinação dos Objetivos. (Onde queremos chegar?)
2 – Análise AmbientalExterna. (O que há no ambiente?)
3 – Análise Organizacional Interna. (O que temos na empresa?)
4 – Formulação de Alternativas. (O que fazer?)
5 – Elaboração de Planejamento. (Como fazer?)
6 – Implementação e Execução. (Como tornar realidade?)
7 – Avaliação de Resultados. (Como estamos indo?)

Como podemos analisar LACOME e HEILBORN (2003) concordam com o posicionamento de CHIAVENATO (2007);ou seja, depois de identificar claramente os objetivos é necessário a definição do cenário que se deseja alcançar, determinando prazo e a estratégia para viabilizá-lo. Para que possamos ter um claro diagnóstico devemos estabelecer os seguintes questionamentos:

Qual é o negócio?
Como está o negócio?
Quais os pontos fracos e fortes?
Como deveria ser o negócio?
Como deverá ser onegócio daqui a X anos?

De acordo com OLIVEIRA (2007) cada planejamento tem uma forma individual nos níveis hierárquicos, mas que em determinados momentos vão interagir entre si, sendo divididos em três partes:
Planejamento Estratégico – Estabelecer objetivo a ser seguido pela empresa.
Planejamento Tático – Tem por objetivo otimizar determinada área e não o todo.
Planejamento Operacional –Foca tarefas rotineiras do dia a dia.

A importância do Planejamento dentro de uma empresa é entender os resultados obtidos em cada etapa, podendo identificar o lado positivo e negativo no ambiente, onde será necessário investir em melhorias, evitando riscos e fazendo projeções futuras. Apesar do Planejamento ser dividido em níveis hierárquicos, todos devem ter um bom entrosamento, devendo envolvera empresa como um todo.
É bastante claro entre os autores que, para obter os melhores resultados planejar é imprescindível, evitando desgastes e transtornos desnecessários, com isso minimizamos riscos e cumprimos com a meta projetada.

ETAPA 1: PASSO 2

Na visão do Professor Roberto Shinyashiki as pessoas devem ter uma visão futurista, ou seja, enxergar o invisível, devem ser capazes...
tracking img