Processos genericos de fabricação

Páginas: 12 (2876 palavras) Publicado: 18 de novembro de 2011
PROCESSOS GENÊRICOS DE FABRICAÇÃO SINTERIZAÇÃO

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso Engª 1041 – Unidade 3 Tópico 1
24/05/11

RESUMO

A manipulação do fogo foi uma das maiores conquistas da humanidade. Cozinhar alimentos, produzir cerâmica e a utilização da energia a vapor, como as locomotivas, vieram a partir daí. Dentre os métodos mais antigos para a fabricação decerâmicas, especialmente de tijolos, telhas, pisos, azulejos e utensílios, que caracterizaram e identificam culturas, a Sinterização tem um destaque especial, inclusive nos dias atuais com a procura constante de novos processos que reduzam os custos indústriais.


Palavras-chave: Fogo. Humanidade. Sinterização.

1 INTRODUÇÃOA obtenção do aço decorre de uma série de operações de transformação metalúrgica e de conformação mecânica. Pode-se dividir sua produção em cinco grandes etapas, a saber: preparo das matérias-primas (coqueria e sinterização), produção do ferro-gusa (alto-forno), produção do aço (aciaria), refinamento e lingotamento, e conformação mecânica (laminação e trefilação. Neste trabalho falaremo sobre asinterização que nada mais é do que uma aglutinação de finos de minério, tendo em vista que teores elevados destes finos dificultam a entrada de ar e diminuem a velocidade com que o ar pode entrar para executar a combustão. O processo de sinterização em si consiste na adição de um fundente (finos de calcário ou areia silicosa, além dos finos de coque) aos finos de minério, levando o conjunto a umforno para fundir a mistura. Após o resfriamento e
britagem, obtém-se como resultado do processo, o sinter, isto é, partículas sólidas de dimensão média superior a 5 mm.

2 DESENVOLVIMENTO
A função da planta de sinterização é suprir os alto-fornos com sinter, uma combinação de misturas de metais brutos, fluxos e Coque o qual é parcialmente ‘cozido’ ou sinterizado. Desta forma, osmateriais combinam eficientemente no alto-forno e proporcionam uma fabricação mais consistente e controlável de ferro. A Figura 1 mostra um diagrama simplificado de uma planta de sinterização.


O processo de Sinterização é o tratamento térmico, ou queima, de um ou vários produtos, gerando um novo produto final aglomerado, o sinter. Esse produto tem teor de ferro entre 55% a 60%.Ele substitui o minério na carga metálica do alto forno, possibilitando a redução no consumo de minério de ferro na ordem de 70%. “Por ser um produto semi-fundido, o sinter necessita de menor temperatura (calor/energia térmica) para ser reduzido, ou melhor, originar o ferro gusa. Implicando diretamente também na diminuição do consumo de carvão bruto na faixa entre 8% e 10%”. A técnica deSinterização foi adaptada para a siderurgia. Se tornou uma planta para aproveitar os resíduos industriais do processo de produção de ferro gusa, matéria-prima do aço. Na Sinterização, finos de minério, moinha de carvão vegetal e até o pó de balão, gerado da limpeza dos gases dos altos fornos são misturados e submetidos a tratamento térmico, a uma temperatura de 1.2000 C. Tudo isso para se tornar cargametálica para os Altos Fornos. Vale ressaltar que a substituição do minério pelo sinter não afeta a qualidade do ferro gusa produzido. “O ferro gusa produzido a partir da utilização de sinter como carga metálica, apresenta as mesmas características químicas do ferro gusa produzido com 100% de minério de ferro”,
A composição química da mistura de minérios de ferro para o processo de sinterização éestabelecida em função das especificações da composição química do sínter para uso nos altos-fornos. Ademais, existem outras exigências quanto aos teores de certos constituintes que prejudicam a qualidade metalúrgica e/ou mecânica do sínter e dos produtos subseqüentes, tais como o ferro-gusa e aço.
De um modo geral, tem-se o controle dos teores de FeTotal, SiO2, Al2O3, P, Mn, K2O, Na2O e PPC dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Processos de fabricação
  • Processos de Fabricacao
  • Processos de fabricação
  • Processos de Fabricação
  • Processos de fabricação
  • Processo de fabricação
  • Processos de Fabricação
  • processo de fabricaçao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!