Processos escultoricos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1689 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
“CONHECENDO, VENDO E FAZENDO ESCULTURA: MEU PROCESSOS ESCULTÓRICOS
Curso: Licenciatura em Artes
Diciplina: Processos Escultóricos



RESUMO
O presente projeto têm como principal objetivo expor um pouco sobre a vida e obra de artistas nacionais, internacionais e regionais, mostrando sua biografia e imagens de algumas obras. São cinco artistas no total onde cada um usa técnicas particularespara desenvolvimento de seus trabalhos, além disso os materiais e ferramentas são diferentes um do outro. É mostrado num contexto geral várias formas de construir uma escultura.

SUMÁRIO

SUMÁRIO

Carlos Meira

Nasceu no Rio de Janeiro e ingressou em 1982 no curso de gravura na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio (UFRJ). Começou sua carreira estagiando em agências depublicidade mas logo que se formou foi trabalhar como designer para algumas empresas e foi diretor de arte durante um bom tempo. Em 1988 participou da Brasil Design que é uma exposição de profissionais da área de Design gráfico realizada no Art Director’s Club em Nova York.
Em 1991 mudou-se para Portugal onde trabalhou na área de design gráfico e realizou seus primeiros trabalhos como ilustrador,foila que Meira desenvolveu suas primeiras esculturas em papel,Carlos descobriu quase que sem querer uma variante da ilustração no papel cortado,experiência herdada dos tempos que era diretor de arte onde muitas vezes tinha que improvisar.
Auto didata,Carlos aprendeu a fazer suas esculturas de papel observando o trabalho do americano Leo Monahan pioneiro nessa técnica.
De volta ao Brasil ainda nosanos noventa Carlos tem se dedicado ainda mais as esculturas em papel,com um trabalho delicado e preciso essa técnica tem se tornado ultimamente sua marca registrada.
Ele usa folhas coloridas e faz coloração com pastel seco nas folhas em branco,mas usa tinta também para colorir,o seu trabalho consiste basicamente em recortar,dobrar e colar usando sobreposições de peças de papel formando umailustração tridimensional,ele usa também ferramentas como pincel,furador,tesoura,estilete e cola.
Escolhemos esse artista por se tratar de um escultor contemporâneo que trabalha com um material tão antigo quanto a argila e também pela sua técnica inovadora,mas o que mais nos chamou a atenção foi a originalidade do seu trabalho e a trajetória de sua carreira que não é muito comum pois tivemos aimpressão que ele percorreu um caminho inverso pelo fato de ter começado como design,diretor de arte,ilustrador e agora escultor de papeis.

Algumas de suas obras

Quadro de súcubos Lilith e o fauno e o calendário de 2011 à direita.

Foto abaixo material utilizado para executar obras de Carlos Meira

Mir Cambusano

Natural de Jacareí filho de imigrantes italianos morador do Jd Bela Vista,começouainda cedo a modelar a argila como brincadeira na infância pois o material brotava em seu bairro numa valeta próxima de sua residência.
Fotografo,artista plástico (pintor e escultor),compositor, intérprete, criador de festivais e ex jogador de futebol profissional.
Participou de vários salões de arte e exposições coletivas em Jacareí, São Jose dos Campos, Caçapava, Taubaté, São Paulo e Lorenaonde sua obra “D.Quixote de La Mancha em seu cavalo Rocinante”.
Classificou-se em primeiro lugar premiado com a medalha de ouro no CPAL,Salão do Artista Plástico do Vale do Paraíba.
A arte de Mir Cambusano atravessou fronteiras de São Jose dos Campos nos acervos de Jonas Traversin, Armando Cobra e Associação Esportiva, para São Paulo com Izo Goldman, o maior colecionador de imagens de SãoFrancisco de Assis do Estado. Também sua arte está no Rio Grande do Sul de posse de José Flavio Fontana adquirida na feira de artes da Praça da República em São Paulo.
Mir Cambusano consagrou-se em sua carreira artística quando sua famosa escultura, figura de fama universal de D.Miguel de Cervantes Saavedra foi para a França fazer parte do acervo do jovem casal Marc e Cristiani Bonzom, estando em sua...
tracking img