Processos de soldagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1589 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Breve histórico da soldagem Pré historia – idade media 1809 1885 1890 1907 1926 1948 1953 1954 1957 1960 Soldagem por forjamento Importância estratégica Arco elétrico 1º Patente Inglesa Eletrodo Nu Eletrodo Revestido Processo de soldagem TIG MIG MAG ARAME TUBULAR PLASMA LASER

Atualmente são mais de 50 processos usados industrialmente



Um grande número de diferentes processosutilizados na fabricação e recuperação de peças, equipamentos e estruturas é abrangido pelo termo SOLDAGEM.
Classicamente, a soldagem é considerada como um método de união, porém, muitos processos de soldagem ou variações destes são usados para a deposição de um material sobre uma superfície, visando a recuperação de peças desgastadas ou para a formação de um revestimento com características especiais.Algumas definições de soldagem são: Processo de junção de metais por fusão. (Deve-se ressaltar que não só metais são soldáveis e que é possível soldar metais sem fusão). Operação que visa obter a união de duas ou mais peças , assegurando, na junta soldada, a continuidade de propriedades físicas, químicas e metalúrgicas".









Soldagem (Welding): E o processo de união de materiaisonde são preservadas as características físicas e químicas da junta soldada. Solda (Weld): É o resultado deste processo. Arco Elétrico: É a passagem de corrente elétrica através de uma atmosfera ionizada. Fusão: Processo de mudança de estado físico. Poça de Fusão: Região em fusão, a cada instante, durante uma soldagem. Metal de Base: Material da peça que sofre processo de soldagem. Metal deAdição: Material adicionado no durante uma soldagem.

estado

liquido

É a região entre duas ou peças que serão unidas.



Corte efetuado na junta para possibilitar facilitar a penetração do cordão de solda e ou soldagem em toda a sua espessura.

Encosto ou nariz (s) Parte não chanfrada de um componente da junta Garganta folga ou fresta (f) Menor distancia entre as peças a soldar Ângulode abertura da chanfro (α) Ângulo do Bizel (β)

Raiz Passe: Região mais profunda de uma junta soldada que corresponde ao 1º passe região mais propensas a descontinuidades na soldagem. Face: Superfície oposta a raiz da solda. Camada: Conjuntos de passes realizados em uma mesma altura em um chanfro. Reforço: Altura máxima alcançada pelo excesso de metal de adição medido a partir da superfíciedo metal a ser soldado. Margem: Linha de encontro entre a face da solda e a superfície do metal de base.



A determinação da posição de soldagem é uma questão importante para definição dos parâmetros de soldagem, procedimento de soldagem e na qualificação de soldadores.



Soldagem de produção E utilizada na fabricação de maquinas equipamentos e ou conjuntos mecânicos onde poderáhaver o emprego de um processo ou vários processos de soldagem a depender da qualidade requerida na fabricação e demais variáveis do processo. Soldagem de manutenção e reparo Tem o intuito de reparar peças e ou componentes mecânicos, procurando aumentar o tempo de vida útil dos mesmos.





Os métodos de união de metais podem ser divididos em duas categorias principais, isto é, aquelesbaseados no aparecimento de forças mecânicas macroscópicas entre as partes a serem unidas e aqueles baseados em forças microscópicas (interatômicas ou intermoleculares). No primeiro caso, os exemplos mais comuns são a parafusagem e a rebitagem, a resistência da junta é dada pela resistência ao cisalhamento do parafuso ou rebite, mais as forças de atrito entre as superfícies em contato. No segundo caso,a união é conseguida pela aproximação dos átomos e moléculas das partes a serem unidas, ou destas e um material intermediário, até distâncias suficientemente pequenas para a formação de ligações metálicas e de Van der Waals. Como exemplo desta categoria citam-se a soldagem, a brasagem e a colagem.





É a passagem de corrente elétrica através de uma atmosfera ionizada, e varias...
tracking img