Processos de solda tig

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1487 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Este trabalho está sendo desenvolvido no âmbito da disciplina de Processos II ministrada no Curso de Engenharia Mecânica da Faculdade ........, e tem por objetivo o estudo do processo de soldagem TIG, de grande importância na área industrial.

Para tal foi realizada uma preliminar definição de processos de soldagem em geral, para posterior aprofundamento no objetoprincipal de estudo deste trabalho, que é o processo de soldagem TIG, explanando-se sobre seu funcionamento, suas varáveis e destacando-se os pontos positivos e negativos de seu uso.

1. PROCESSOS DE SOLDAGEM

Os processos de soldagem podem ser definidos pela união de materiais (particularmente os metais), sendo considerado o mais importante do ponto de vista industrial, sendoextensivamente utilizada na fabricação e recuperação de peças, equipamentos e estruturas. A sua aplicação atinge desde pequenos componentes eletrônicos até grandes estruturas e equipamentos (pontes, navios, vasos de pressão, etc.). Existe um grande número de processos de soldagem diferentes, sendo necessária a seleção do processo (ou processos) adequado para uma dada aplicação.

Independente doprocesso escolhido existe algumas definições usuais para os processos de soldagem, como: processo de junção de metais por fusão, ressaltando-se que não só metais são soldáveis e que é possível soldar metais sem fusão; operação que visa obter a união de duas ou mais peças, assegurando, na junta soldada, a continuidade de propriedades físicas, químicas e metalúrgicas; e processo de união de materiaisbaseado no estabelecimento, na região de contato entre as peças que estão sendo unidas, de ligações químicas de natureza similar às atuantes no interior dos próprios materiais.

Idealmente, a soldagem ocorre pela aproximação das superfícies das peças a uma distância suficientemente curta para a criação de ligações químicas entre os seus átomos. Este efeito pode ser observado, por exemplo,quando dois pedaços de gelo são colocados em contato. Para outros materiais, a soldagem não ocorre tão facilmente pois a aproximação das superfícies a distâncias suficientes para a criação de ligações químicas entre os seus átomos é dificultada pela rugosidade microscópica e camadas de óxido, umidade, gordura, poeira e outros contaminantes existentes em toda superfície metálica. Na imagem abaixotemos a formação teórica de uma solda pela aproximação das superfícies das peças.

[pic]

2. PROCESSO DE SOLDAGEM TIG

O processo de soldagem TIG ou Gas Tungsten Arc Welding ( GTAW ), como é mais conhecido atualmente, é um processo de soldagem a arco elétrico que utiliza um arco entre um eletrodo não consumível de tungstênio e a poça de soldagem. Conforme se pode notar pela figuraabaixo, a poça de soldagem, o eletrodo e parte do cordão são protegidos através do gás de proteção que é soprado pelo bocal da tocha. No processo, pode-se utilizar adição ou não (solda autógena), e seu grande desenvolvimento deveu-se à necessidade de disponibilidade de processos eficientes de soldagem para materiais difíceis, como o alumínio e magnésio, notadamente na indústria da aviação no começoda Segunda Guerra Mundial. Assim, com o seu aperfeiçoamento, surgiu um processo de alta qualidade e relativo baixo custo, de uso em aplicações diversas.

[pic]

O processo de operação da soldagem TIG funciona através do eletrodo de tungstênio (ou liga de tungstênio) preso a uma tocha. Por essa mesma tocha é alimentado o gás que irá proteger a soldagem contra a contaminação daatmosfera. O arco elétrico é criado pela passagem de corrente elétrica pelo gás de proteção ionizado, estabelecendo-se o arco entre a ponta do eletrodo e a peça. Em termos básicos, os componentes da solda TIG são :

• Tocha;

• Eletrodo;

• Fonte de Potência;

• Gás de Proteção

As variáveis que determinam basicamente o processo são a...
tracking img