Processos de fabricação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1121 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Processos de Fabricação



Furação

Esta operação tem por objetivo abrir furos em peças. É muitas vezes uma operação intermediária de preparação de outras operações como alargar furos com acabamento, serrar contornos internos e abrir roscas. A ferramenta utilizada chama-se broca. Na execução do furo ela recebe um movimentode rotação responsável pelo corte, e um movimento de avanço responsável pela penetração da ferramenta.

Brocas

A broca mais utilizada na indústria é a broca helicoidal. Ela é uma ferramenta de corte de forma cilíndrica, fabricada em aço rápido ( que pode ser revestida com nitreto de titânio, para aumentar sua vida útil, melhora o acabamento e aumenta a produtividade, porque permite trabalharcom velocidade de corte maiores), aço-carbono, ou com aço carbono com ponta de metal duro. Ela é dividida em três partes: haste, corpo e ponta.
* A haste pode ser cilíndrica ou cônica e é a parte que fica presa na máquina.
* O corpo é a parte que serve de guia e corresponde a vida útil da ferramenta.
* A ponta é a extremidade cortante que recebe a afiação.
A broca é caracterizada pelasdimensões, pelo material que é fabricada e pelos ângulos de hélice, incidência e de ponta.
* O ângulo de hélice é determinado de acordo com o material a se furado. Material mais duro, ângulo mais fechado, material mais macio, ângulo mais aberto.
* O ângulo de incidência tem a função de reduzir o atrito entre a broca e a peça. Isso facilita a penetração da broca no material.
* O ângulo de pontacorresponde ao ângulo formado pelas arestas cortantes da broca.
É muito importante que as arestas cortantes tenham o mesmo comprimento e formem ângulos iguais em relação ao eixo da broca.

Tipos de brocas

Da mesma forma como os ângulos da broca estão relacionados ao tipo de material a ser furado, os tipos de broca são também escolhidos segundo esse critério. O quadro a seguir mostra a relaçãoentre esses ângulos, o tipo de broca e o material.


Existem também outros tipos de brocas para usinagens especiais. Elas são por exemplo:
* A broca de centrar é usada para abrir o furo inicial que servirá como guia no local do furo que será feito pela broca helicoidal. É também utilizada para abrir furos de centro nas peças a serem torneadas.
* A broca escalonada serve para executar furos erebaixos em uma única operação.
* A broca canhão tem um único fio cortante e é utilizada para fazer furos de dez a cem vezes o seu diâmetro.
* A broca com furo para fluido de corte é usada em produção contínua e em alta velocidade, principalmente em furos profundos. O fluido de corte é injetado sob alta pressão e no caso de ferro fundido, a refrigeração é feita por meio de injeção de arcomprimido que ajuda a expelir os cavacos.
* O ângulo de incidência tem a função de reduzir o atrito entre a broca e a peça.
* O ângulo de ponta corresponde ao ângulo formado pelas arestas cortantes da broca. É muito importante que elas tenham o mesmo comprimento e formem ângulos iguais em relação ao eixo da broca.

Escareadores e rebaixadores

Nas operações de montagem de máquinas, é necessárioembutir parafusos que não devem ficar salientes. Para esse tipo de trabalho usam-se ferramentas diferentes de acordo com o tipo de rebaixo ou alojamento que se quer obter. Assim, para rebaixos cônicos, emprega-se uma ferramenta chamada de escareador. Essa ferramenta apresenta um ângulo de ponta que pode ser de 60, 90 ou 120° e pode ter o corpo com formato cilíndrico ou cônico.

Furadeiras

Sãomáquinas ferramentas destinadas a executar operações de furação por meio de uma ferramenta chamada broca. As furadeiras podem ser:
* Furadeiras portáteis, que são usadas em montagens, na execução de furos de fixação de pinos, cavilhas e parafusos em peças muito grandes como turbinas, carrocerias, etc. São utilizadas onde se há necessidade de se trabalhar em locais de difícil acesso e para...
tracking img