Processos de exclusão e políticas de inclusão social: algumas reflexões conceituais - Ricard Gomà; Estado, sociedade e políticas públicas no cenário mundial – Otávio Soares Dulci.

2614 palavras 11 páginas
ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SEGURANÇA PÚBLICA
CESP II/2014

ESTADO E SOCIEDADE NO CONTEXTO CONTEMPORÂNEO

RESENHA DOS TEXTOS:

PROCESSOS DE EXCLUSÃO E POLÍTICAS DE INCLUSÃO SOCIAL: ALGUMAS REFLEXÕES CONCEITUAIS - RICARD GOMÀ

E

ESTADO, SOCIEDADE E POLÍTICAS PÚBLICAS NO CENÁRIO MUNDIAL – OTÁVIO SOARES DULCI

Belo Horizonte
2014
Texto: Processos de exclusão e políticas de inclusão social: algumas reflexões conceituais - Ricard Gomà.

O autor, no texto, aborda a questão da exclusão social desde sua origem e a partir do contexto das grandes transformações sociais, econômicas e culturais da sociedade industrial e pós-industrial, até os dias atuais. Neste processo é importante pontuar as alterações que foram ocorrendo na época, destacando-se os modelos de produção e das relações de trabalho, a alteração nas relações de gênero, a diversidade de arranjos familiares, que tomaram outras proporções, e ainda, os novos paradigmas colocados para o Estado, diante de uma sociedade globalizada e marcada por diferentes formas de exclusão e desigualdades sociais.
Em sua obra, o autor aborda as transformações sociais a partir de duas grandes dimensões: as transformações socioeconômicas e socioculturais. A primeira está diretamente relacionada às transformações tecnológicas, que modifica os parâmetros do industrialismo, à construção da sociedade do conhecimento e de valorização do capital intelectual. Neste contexto, o trabalho transcende o campo da atividade produtiva e de remuneração, deixando de ser uma questão de relação salarial e alcançando status de “elemento estruturador da vida e do conjunto de relações, inserções e direitos sociais” que visa incluir os âmbitos social e doméstico-familiar. Já a dimensão sociocultural, considera a alteração da referência sociocultural e de papéis entre homens e mulheres; espaço público-produtivo: destinado à produção e representação política, reservado

Relacionados