Processos de escrita no contexto escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3454 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PROCESSOS DE ESCRITA NO CONTEXTO ESCOLAR

Dorianne Barroso de Vasconcelos NUCLEART[1]

RESUMO: A partir de uma concepção sócio-histórica de linguagem, este trabalho tem como objetivo analisar práticas de linguagem produzidas no contexto de interações de sala de aula. Trata-se de um estudo que se interessa por questões que envolvem o ensino de português, partindo de uma concepção dialógica delinguagem, segundo a qual o sujeito e a linguagem são constitutivos e a sala de aula se apresenta como local de produção de linguagem e dos sujeitos que nela se interagem. Adotando orientações de pesquisa qualitativa e considerando que a pesquisa elege como objeto de estudos interações de sala de aula voltadas para questões de escrita, trabalhamos na coleta de dados através de gravações e deregistros em diário de campo, que auxiliarão na interpretação e reflexão sobre o fenômeno da escrita nas séries iniciais do ensino fundamental.

Palavras-chave: Escrita, Interação e Ensino.

Introdução

Este trabalho tem como objetivo observar processos envolvendo gêneros textuais nas séries iniciais do ensino fundamental, tratando também das formas de discurso e como a escrita circula noespaço escolar, a análise é fundamentada naquilo que o sujeito escreve dentro da sala de aula, levando em consideração todos os momentos em que a escrita aparece, em qual contexto e com qual finalidade de ensino. Assim, abordaremos em nosso trabalho o processo de escrita no 2º ano do 2º ciclo, tomando como espaço de pesquisa uma escola publica da cidade de Marabá, realizada de outubro de 2008 adezembro de 2009.
Koch (1993) define o discurso como toda atividade comunicativa tomando como ponto de referência não só o conjunto de enunciados por eles produzidos, mas também o momento da enunciação. O texto, por sua vez, é entendido como algo concreto, como uma unidade de sentido que preenche uma função comunicativa. Assim, discurso e texto não podem ser excluídos do trabalho com a escrita,pois, num espaço como a sala de aula esses dois elementos são ferramentas para a transmissão do saber, sendo o texto[2] o objeto que os alunos possuem para entrar em contato com determinado tipo de saber e o discurso do professor visto como mediador do trabalho do aluno com o texto.
Nessa troca de saberes entre professor/aluno e texto/aluno, nossa compreensão de escrita segue o modelointeracionista, que Braggio (1995) define como uma construção de sentidos que se faz entre autor/texto/leitor. Portanto, pode ocorrer que se uma criança lê um texto que não reflita a sua própria cultura, a compreensão poderá ser afetada e se afastar do sentido pretendido pelo escritor, sendo através da interação que se dá busca de novos significados.
Será considerada também a variedade de gênerostextuais, que circulam na sala de aula, afirmando que o estilo está intimamente ligado ao enunciado e aos gêneros do discurso, sendo que a forma que a criança escreve irá refletir com qual gênero ele mais se identifica, sendo que a construção do estilo é que permite falar em construção do autor (FIAD, 1997).

Gêneros do Discurso

Como em nosso trabalho estaremos abordando os processosenvolvendo a escrita, devemos considerar que a sala de aula é um espaço no qual circulam vários gêneros discursivos, tanto escritos como orais, embora a escola direcione sua atenção apenas para alguns, os gêneros do discurso compreendem uma diversidade infinita, pois, são inesgotáveis as possibilidades de contextos discursivos que fazem uso de diferentes gêneros. De acordo com Bakthin (2000, p. 261):Todos os diversos campos da atividade humana estão ligados ao uso da linguagem. Compreende-se perfeitamente que o caráter e as formas desse uso sejam tão multiformes quanto os campos da atividade humana, o que, é claro, não contradiz a unidade nacional de uma língua.

Os gêneros do discurso se dividem em dois grupos, os gêneros discursivos primários (simples/oral) e os...
tracking img