Processos de aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (485 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Processos de Aprendizagem
Estágio Supervisionado I

* Importância da Aprendizagem – é proporcional ao grau de evolução da espécie. Animais menos evoluídos também podem aprender, porém estaaprendizagem tem pouco ou nenhum valor.

* Comportamento instintivo – é universal e uniforme para cada espécie. Aparece de repente, não precisando de treino nem aprendizagem e tem valor desobrevivência para cada espécie. Quanto menos evoluída uma espécie mais fixo e estereotipado é o seu comportamento instintivo.

Tipos de aprendizagem

* Condicionamento simples ou clássico – é tambémchamado de reflexo condicionado. Experimento de Pavlov:
som de campainha cachorro comida salivação
Resposta condicionada
Resposta condicionada
Estímulocondicionado
Estímulo condicionado
som de campainha cachorro salivação

Estímulos condicionados podem se dissociados da resposta condicionadaatravés do processo de extinção. Este condicionamento é a causa dos nossos medos, simpatias, antipatias e preferências.

* Condicionamento operante (Skinner) – existem comportamentos que aparecemsem estímulo específico voluntário, são voluntários e procuram gerar consequências. Exemplo: REFORÇO é qualquer evento que aumenta a frequência de uma resposta (elogios, dinheiro, prêmios, carinhos).Sua característica é que o reforço só vem depois da resposta correta.
Resposta certa prêmio, dinheiro, elogio
Reforço positivo (premiação) x Reforço negativo (punição) – esporádicos eparciais

Este tipo de condicionamento permite a uma aprendizagem mais rápida, porém quando usado com muita frequência diminui o seu poder. Exemplo: estratégia de marketing onde é preciso acumulartampas, rótulos, etc para finalmente conseguir um prêmio.

* Ensaio-e-erro (Thorndike) – é caracterizado pela eliminação gradual das tentativas que levam ao erro e manutenção das tentativas...
tracking img