Processos de análise e tomada de decisão

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1075 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. PROCESSOS DE ANÁLISE E TOMADA DE DECISÃO

1.1. Conceito de Tomada de Decisão

Existem diversas definições para conceituar o processo de tomada de decisão, mas Andrade (2004, p. 2), diz que “uma decisão é um curso de ação escolhido pela pessoa, como o meio mais efetivo à sua disposição, para alcançar os objetivos pretendidos, ou seja, para resolver o problema que o incomoda”.

Deacordo com Lachtermacher (2005), a tomada de decisão é um processo para identificar um problema específico e selecionar uma linha de ação para resolvê-lo. Isto é, o problema acontece quando a situação atual se difere do estado desejado, onde depois de identificá-lo, deve-se buscar uma forma para solucioná-lo.

Segundo Lacombe e Heilborn (2003), o ato de decidir requer coragem tanto quantodiscernimento, é necessário equilibrar os objetivos, opiniões e prioridades. Os autores afirmam que “qualquer processo decisório ocupa-se da descoberta e seleção de alternativas satisfatórias”.

Na visão de Chiavenato (2000), a decisão é um processo de análise e escolha entre as alternativas disponíveis de um curso de ação que a pessoa deverá seguir. Mas para Maximiano (2007), um a decisão é umaescolha entre alternativas ou possibilidades. As decisões são tomadas para resolver problemas ou aproveitar oportunidades.

Maximiano (2007) e outros autores, ainda classificam os principais tipos de decisão, em duas categorias dentro da organização: as decisões programadas, que são soluções para os problemas rotineiros, determinadas por regras, procedimentos ou hábitos. E as decisõesnão-programadas, que são soluções específicas criadas através de um processo não estruturado para resolver problemas não rotineiros.

Portanto, segundo os conceitos dos autores relatados acima, podemos definir a tomada de decisão como sendo o processo onde primeiramente se identifica o problema ou oportunidade que está ocorrendo, posteriormente, selecionam as alternativas que podem solucionar ou obter umaação e tomar a decisão que efetivamente poderá resolver o problema e implementar a oportunidade, e em conseqüência agir imediatamente a alternativa escolhida.

1.2. A Organização como um Sistema de Decisões

Para Chiavenato (2000), a organização é um complexo sistema de decisões, ou seja, nesse sistema, cada pessoa participa racional e conscientemente, escolhendo e tomando decisões a respeitodas alternativas. Assim, a organização está permeada de decisões e ações. Dessa forma, a organização é um sistema de decisões em que:

Cada pessoa participa consciente e racionalmente, escolhendo e decidindo entre alternativas mais ou menos racionais que são apresentadas de acordo com sua personalidade, motivações e atitudes. Os processos de percepção das situações e oraciocínio são básicos para a explicação do comportamento humano nas organizações. A pessoa decide em função de sua percepção das situações. Em resumo, as pessoas são processadores de informações, criadores de opinião e tomadores de decisão. (CHIAVENATO, 2003, p.416)

Por isso, ao dizermos que a organização é como um sistema de decisões, estamos nos referindo, que todas as pessoas envolvidas dentro daempresa fazem parte de um processo decisório e possuem algum tipo de autonomia para tomar as decisões. Como Chiavenato (2000), relata que na Teoria Comportamental não é somente o administrador que pode tomar as decisões, ou seja, as pessoas da organização, em todas as áreas de atividades e níveis hierárquicos e em todas as situações estão continuamente tomando decisões relacionadas ou não com oseu trabalho. Então, são pessoas capazes de tomar decisões a todo instante, visualizando, a organização como um sistema de decisões.

1.3. Tomada de Decisão de Alta Qualidade

Como Andrade (2004) relata, definir o que seja a tomada de decisão de alta qualidade, é uma tarefa muito difícil, pois depende muito do tempo, ou seja, onde hoje pode ser considerada uma decisão inadequada ou mesmo...
tracking img