Processos da administração

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5661 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera – UNIDERP
Centro de Educação a Distância








O ADMINISTRADOR










Araguaína- TO
06 de Junho de 2012
Universidade Anhanguera – UNIDERP
Centro de Educação a Distância
Curso: Administração Período letivo: 2012/3 Semestre: 3°
Disciplina: Processos Administrativos
Tutor Presencial: Joel Augusto Luz
Professor Ead: Rozana Pereira deCarvalho
Acadêmicos:
Edna Leite do Nascimento RA: 286424 Edilma Pereira de Sousa RA: 286422 Érika P. do Nascimento RA: 335529 Rachel Dutra Heringer Ribeiro RA: 292654 Marcelo Lopes de Sousa RA: 286470 Paulino Lima de Carvalho RA: 335866

O ADMINISTRADOR









Araguaína- TO
06 de Junho de 2012




INTRODUÇÃO

Esse trabalho apresenta os temas de maneira simples, clara e objetivapara que possamos compreender o planejamento como uma das principais funções do administrador, identificando o propósito e as dimensões da organização como função do processo administrativo, sendo ele importante para associar a direção e o controle como funções do administrador e sua importância para as demais funções, fazendo com que percebamos o administrador como agente ativo no processo debusca pelo sucesso da organização e potencial direcionador dos esforços das pessoas, possuidor de um conjunto de competência e habilidades essenciais.
















Universidade Anhanguera – UNIDERP
Centro de Educação a Distância








PLANEJAMENTO










Araguaína- TO
06 de Junho de 2012



INTRODUÇÃO

Esse trabalho mostra uma maneira clara esimples de definição de planejamento, apresentando também os tipos de planejamento existentes e mostram comparações de diferentes autores que confrontam entre si, ele nos ajuda a definir corretamente o que é planejamento, quais os objetivos destes, identificando os meios usados para alcançar os objetivos, implantando todos os planos de ação necessários.














PLANEJAMENTOO Planejamento é uma técnica sobre o futuro que permite maior consistência nos desempenhos das empresas, envolvendo várias maneiras de lidar com as mudanças e com as incertezas de lidar com as mudanças e com as incertezas que elas trazem consigo, ou seja, é uma função administrativa que determinam quais são os objetivos e como alcançá-los, definindo assim onde se pretende chegar e quais asconseqüências, reconhecendo como as ações presentes refletem antecipadamente sobre o futuro.
Os tipos de planejamento são:
Planejamento estratégico: É um conjunto de tomada deliberada e sistemática que afetam a empresa por um longo tempo, sendo ele um processo continuo de tomada de decisões estratégicas e não mais um plano feito e refeito a cada ano. O planejamento estratégico é o mais amplo eenvolvente, abrangendo toda a organização como um sistema único e aberto.
Esse planejamento exige sete etapas:
• Determinação dos objetivos; (Onde queremos chegar?)
• Análise ambiental externa; (O que há no ambiente?)
• Análise organizacional interna; (O que temos na empresa?)
• Formulação das alternativas; (O que fazer?)
• Elaboração de planejamento; (Como fazer?)
• Implementação e execução;(Como tornar realidade?)
• Avaliação dos resultados; (Como estamos indo?)
Para sua elaboração, deve haver uma caracterização por canais de comunicação aberto em todos os níveis da empresa, sendo ele melhor planejado pelo gerente de cada setor, que conhece a fundo sua área, esse processo deve contar com todos os níveis da organização devendo ser iniciado e desenvolvido de modo informal e espontâneo,apresentando três características principais: a projeção no longo prazo, estar voltado para as relações entre empresas e seu ambiente de tarefa e envolver a empresa como uma totalidade.
Planejamento Tático: É o conjunto de tomada deliberada e sistemática de decisão sobre empreendimento mais limitado, prazos mais curtos, áreas menos amplas e níveis mais baixos da empresa. Esse nível de...
tracking img