Processos basicos de processamento do petroleo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3076 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1- O PETROLEO

O petróleo é uma substância composta de hidrocarbonetos (compostos por átomos de carbono e hidrogênio), sendo os mais leves formados por pequenas moléculas, como, por exemplo, o etano (C2H6), e os mais pesados contendo até 70 átomos de carbono.


2- PROCESSOS DE SEPARAÇÃO

São sempre de natureza física e têm por objetivo desdobrar o petróleo em suas fraçõesbásicas, ou processar uma fração previamente produzida, no sentido de retirar dela um grupo específico de compostos. Os agentes responsáveis por estas operações são físicos, por ação de energia (na forma de modificações de temperatura e/ou pressão) ou de massa (na forma de relações de solubilidade a solventes) sobre o petróleo ou suas frações. Uma importante característica nos processos de separação é ofato dos produtos obtidos poderem, exceto em situações de eventuais perdas ou contaminações, quando novamente misturados, reconstituir a carga original, uma vez que a natureza das moléculas não é alterada. Como exemplos deste grupo de processos, podem ser citadas: Destilação (em suas várias formas), Desasfaltação a Propano, Desaromatização a Furfural, Desparafinação / Desoleificação a solvente(MIBC), Extração de Aromáticos e Adsorção de N-parafinas.

2.1- DESTILAÇÃO


É um processo de separação dos componentes de uma mistura de líquidos miscíveis, baseado na diferença das temperaturas de ebulição de seus componentes individuais. Muito importante para uma refinaria, utiliza-se destilação quase que na totalidade
dos processos de refino do petróleo e derivados. As primeirasrefinarias eram, na realidade, destilarias, porque as diferentes propriedades do petróleo não eram conhecidas. O processo era descontínuo, feito em bateladas e toda a carga era aquecida, sendo dividada em parte vaporizada (topo) e parte líquida (fundo) independente

O petróleo, após ser extraído da natureza, é transportado para as refinarias e começa a ser fracionado através de aquecimento emequipamentos apropriados dando origem a vários subprodutos, esse processo é denominado de destilação fracionada.

Os derivados do petróleo são hidrocarbonetos (compostos por átomos de carbono e hidrogênio), sendo os mais leves formados por pequenas moléculas, como, por exemplo, o etano (C2H6), e os mais pesados contendo até 70 átomos de carbono. A destilação acontece justamente por essadiferença de tamanho das moléculas, quanto menor a molécula de hidrocarboneto, menor é a sua densidade e temperatura de evaporação. Através do quadro abaixo é possível ter uma idéia do que é destilação do petróleo, e como os diferentes subprodutos vão sendo obtidos a partir do aumento de temperatura:

[pic]
Acompanhe agora a utilização de cada um dos subprodutos do petróleo:
Gás de combustivel:utilizado comocombustivel na própria refinaria
Gás liquefeito de petróleo: é o chamado “gás de cozinha”.
Nafta: base da gasolina que é usada como combustível de motores automotivos.
Querosene: combustível próprio para aviões.
Diesel: é o combustível de ônibus, caminhões, tratores.
Lubrificante: aplicado em máquinas e peças para aumentar a vida útil desses equipamentos.
Óleo Combustível: tambémchamado de óleo combustível, é ele o responsável pela movimentação de navios e utilizado por industrias, como combustível de fornos e caldeiras.

Asfalto: este é o último produto a ser fracionado, e apresenta aspecto denso, é usado na pavimentação de ruas e estradas.


2.2 - DESTILAÇÃO SIMPLES

[pic]


2.3 - CRAQUEAMENTO


Em geologia do petróleo, química e petroquímica,craqueamento (termo originado do termo inglês cracking, rompimento, fratura, quebra, divisão) é como se denominam vários processos químicos na indústria pelos quais moléculas orgânicas complexas como gasóleos são quebradas em moléculas mais simples (por exemplo, hidrocarbonetos leves) por quebra de ligações carbono-carbono nos precursores pela ação de calor ou catalisador. A taxa de rompimentos e os...
tracking img