Processos admisnistrativos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1185 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Processo administrativo
Organização da ação empresarial.
Desde 1999 segundo Chiavenato “a palavra administração vem do latim ad (direção, tendência para) e minister (subordinação ou obediência), e significa aquele que realiza uma função abaixo do comando de outrem, isto é, aquele que presta um serviço a outro” Define Administração como “o processo de tomar e colocar em prática, decisões sobreobjetivos e utilização de recursos”.
Planejamento: Produz um resultado imediato. O plano é onde um curso predeterminado de ação sobre um período específico que representa uma resposta a uma antecipação ao tempo no sentido de alcançar um objetivo formulado. O plano descreve um curso de ação para alcançar um objetivo e proporciona respostas relacionadas a métodos de trabalho ou de execução. Quasesempre, os procedimentos são planos operacionais, onde um gráfico de dupla entrada no qual as linhas representam as tarefas ou atividades e as colunas definem espaços de tempo, horas, dias ou meses.
O planejamento é essencial para a eficácia de uma boa administração. Planejar significa traçar objetivos, escolher qual caminho será seguido para o melhor funcionamento de uma empresa. Não adiantaquerer abrir nosso próprio negócio se nosso objetivo não está claro, pois não será possível fazer planos para alcançá-lo, ou se sabemos apenas por onde começar, mas nem imaginamos os próximos passos da empresa.
Planejamentos estratégicos: Envolvem a visão global de toda a empresa, possui um conteúdo genérico e bastante sumarizado e são de longo prazo, geralmente um horizonte de 5 anos ou mais.Este tipo de plano é elaborado pela alta administração ou pelos empreendedores e proporcionam aos demais gerentes um senso de direção para o futuro da empresa.
Planejamento tático: Os planos Táticos envolvem os objetivos da empresa organizacional, seja unidade de negócios ou departamento. Estes planos são menos e são um pouco mais detalhados, são elaborados pela gerência média e cobrem umhorizonte de médio prazo, geralmente de um a dois anos. Os planos devem estabelecer uma coordenação e integração entre si e devem estar alinhados com o plano Estratégico.
Planejamento operacional: O planejamento operacional leva em conta o curto prazo e é gerado a partir do plano tático, o qual, como já vimos, decorre do planejamento estratégico. O planejamento operacional se concretiza sob a forma deplanos operacionais que se traduzem em procedimentos, orçamentos e programas.
Organização
Busca o aprimoramento de seus produtos e serviços, objetivando o aumento de vendas, faturamento, entretanto, poucas são as empresas que sabem a importância da organização da empresa como um todo. Preocupam-se em melhorar a tecnologia do produto ou serviço e esquece-se de dar atenção ao restante daempresa. O que muitas vezes ocorre é um aumento de vendas, gerando um crescimento desordenado, o que faz com que, quanto mais a empresa venda, mais desorganizada ela fica, pois não foi preparada a estrutura básica para acompanhar este crescimento.
Organização formal: É o controle de pessoas e atividades. Para isso, são criadas regras e definidas, políticas e procedimentos que regulam a forma como equando e por quem são desempenhadas as diversas tarefas necessárias ao seu funcionamento.
Organização informal: A própria organização tem uma forte influência com a quantitativa e qualitativa tendo assim como as regras, políticas e procedimentos devam ser definidas por forma a facilitar e incentivar as relações informais e assim proporcionam um melhor ambiente de trabalho e uma maior motivação dostrabalhadores.
Organização linear: São normas de comportamento de todos os membros que devem se sujeitar. Organização Linear forma estrutura mais simples e antiga, pois possuem o princípio da autoridade.
Organização Staf: É uma mistura dos modelos de organização Linear e Funcional na empresa, onde possui órgão de linha, órgãos de assessoria. Os órgãos são hierarquizados linearmente e recebem...
tracking img