Processos administrativos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1304 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é Planejamento?
O planejamento (português brasileiro) ou planeamento (português europeu) é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, estruturando o trâmite adequado e reavaliar todo o processo a que o planejamento se destina. Sendo, portanto, o lado racional da ação. Tratando-se de um processo de deliberaçãoabstrato e explícito que escolhe e organiza ações, antecipando os resultados esperados. Esta deliberação busca alcançar, da melhor forma possível, alguns objetivos pré-definidos.
Ele representa a primeira função administrativa, por ser exatamente a que serve de base para as demais funções, como organização, direção e controle.
Ele indica antecipadamente quais são os objetivos a serem atingidos, ecomo fazer para alcançá-los da melhor forma possível.
É importante que o planejamento seja entendido como um processo cíclico e prático das determinações do plano, o que lhe garante continuidade, havendo uma constante realimentação de situações, propostas, resultados e soluções, lhe conferindo assim dinamismo, baseado na multidisciplinaridade, interatividade, num processo contínuo de tomada dedecisões.
Quais os tipos de Planejamento?
Falar de planejamento é falar de algo bastante abrangente, que deve envolver toda a organização. Devido a esta abrangência, o planejamento pode ser classificado em tipos distintos, de acordo com sua utilidade. O plano pode ser de curto ou de longo prazo, pode envolver toda a empresa ou apenas uma tarefa, pode ser genérico ou detalhado.
PlanejamentoEstratégico
É projetado ao longo prazo, foca nas relações entre a empresa e seu ambiente, onde envolve toda a empresa. Onde encontramos a cultura organizacional. Que entende-se por sistemas de experiências ao longo prazo, lidar com o ambiente. É sempre avaliado para tomada de decisões caso tenha uma falha.
Existem os planos Estratégicos, envolvem a visão global de toda a empresa, possui um conteúdogenérico e bastante sumarizado e são de longo prazo, geralmente um horizonte de 5 anos ou mais. Este tipo de plano é elaborado pela alta administração ou pelos empreendedores e proporcionam aos demais gerentes um senso de direção para o futuro da organização.
Os planos estratégicos dizem respeito à adaptação da empresa às mudanças que ocorrem no ambiente, muito mais sujeito à incertezas, o queleva as decisões a serem baseadas em julgamentos e não em dados concretos. A visão global deste plano faz com que exista uma unidade em torno de objetivos de longo prazo comuns a todas as divisões, independentemente de quão autônomas elas sejam. No geral, o plano estratégico tenta responder questões do tipo: Porque a empresa existe, o que ela faz e como faz. Leva em consideração as competênciasorganizacionais e os desafios que pretende atingir no longo prazo. O processo de concepção do plano Estratégico dá origem e/ou valida a missão, a visão, os valores, as crenças e princípios da organização.
Planejamento Tático
Planejamento tático é elaborado em cada departamento no nível intermediário da organização. Subordinado ao planejamento estratégico. É voltado para resultados apenassatisfacientes. Envolve os objetivos intermediários de cada unidade organizacional, seja unidade de negócios ou departamento. Estes planos são menos genéricos do que os Estratégicos, são um pouco mais detalhados, são elaborados pela gerência média e cobrem um horizonte de médio prazo, geralmente de um a dois anos. Os planos Táticos devem estabelecer uma coordenação e integração entre si e devem estaralinhados com o plano Estratégico. É um conjunto de decisões acerca de empreendimentos que afetam ou deveriam afetar toda a empresa por longos períodos de tempos.
Para a empresa operar com eficiência e eficácia é fundamental que ela conheça o ambiente externo: suas necessidades, oportunidades, recursos disponíveis, dificuldades e restrições, dos quais ela não pode escarpar.
Um plano Estratégico dá...
tracking img