Processos administrativos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4602 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ANHANGUERA POLO ADVENTISTA – PORTO ALEGRE CURSO ADMINISTRAÇÃO



ANDRESSA FELIX RA: 348824

MARCELO MALTA RA: 308498

JONAS MEDEIROS RA: 300788

MARCELA RA: 347784



PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

ETAPA 1 – PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, TÁTICO E OPERACIONAL.PROFESSORA ROZANA CARVALHO PEREIRA







PORTO ALEGRE, 14 DE JUNHO DE 2012.





INTRODUÇÃO



O planejamento representa a primeira função administrativa por servir de base para as demais funções. Essa função determina antecipadamente os objetivos a serem atingidos e como se deve fazer para alcança-los da melhor maneira.

Neste trabalho falaremos sobre as definições eos tipos de planejamento, assim como as características de cada um e a importância dentro de uma organização. Observaremos que o planejamento é elaborado de meios diferentes nos vários níveis organizacionais, por isso temos três tipos de planejamento: planejamento estratégico, planejamento tático e planejamento operacional. Veremos também as etapas que alguns planejamentos exigem e algumasferramentas utilizadas por eles.

O planejamento estratégico sozinho, não consegue alcançar os objetivos estabelecidos, ele exige a participação integrada dos demais níveis da empresa seus respectivos planejamentos, isto é, planejamento tático, que é desenvolvido pela média gerência e o planejamento operacional que é desenvolvido no nível operacional da empresa, a baixa gerência.

Segundo Chiavenato,como o planejamento estratégico está orientado para o futuro em um horizonte temporal de longo prazo, é necessário haver uma boa dose de intuição discernimento e julgamento. Esse planejamento apresenta três características: é projetado a longo prazo, é voltado para as relações entre empresa e seu ambiente de tarefa e envolve a empresa como uma totalidade. Logo, é genérico e macroorientado, e exigea participação dos demais níveis organizacionais. O planejamento estratégico envolve seis principais etapas: a determinação dos objetivos; a análise ambiental; a análise interna da empresa e dos seus recursos; a geração, avaliação e seleção de alternativas estratégicas; a implementação de estratégia escolhida através de planos táticos e operacionais e o acompanhamento e avaliação dos resultadosalcançados. O balanced scorecard (BSC) reuni as perspectivas financeira, do cliente, dos processos internos e do aprendizado e desenvolvimento de pessoas, portanto podem ajudar muito na gestão estratégica, por serem as principais perspectivas envolvidas.

Conforme Lucas Tissot Desordi, o planejamento estratégico é o carro-chefe do planejamento empresarial. Através de uma profunda análise dosaspectos internos e externos, determina o rumo a ser seguido pela empresa nos próximos anos e chefia a alocação e recursos. Para alcançar objetivos de longo prazo, a competência mínima é estar ciente dos pontos fortes e fracos da empresa, das ameaças e oportunidades e conjuntura econômica.

Já Lucimar dos Santos diz que o planejamento estratégico é elaborado geralmente pela alta gerência e abrangetoda a estrutura organizacional, é voltado a dimensões estratégicas da empresa, referindo-se aos seus objetivos e á sua eficácia. As decisões estratégicas têm, geralmente, alcance temporal prolongado e elevado grau de impacto e irreversibilidade. Tem por características prazo mais longo, pois considera um conjunto de planejamentos táticos e sua soma deve provocar um período de tempo maior para suaconclusão; amplitude maior, pois considera a empresa como um todo; maior risco, pois tem maior amplitude e prazo de execução; está relacionado às atividades-fins e meios da empresa e menor flexibilidade, por considerar a empresa como um todo, assim como sua situação e posição em seu ambiente.

Em relação ao planejamento tático, Chiavenato diz que esse planejamento representa o elo entre o...
tracking img