Processos administrativas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (677 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Processos Administrativos: Direção da Ação Empresarial



Após o planejamento e a organização da ação empresarial, o próximo passo é a função de direção. As pessoas precisam ser admitidas,aplicadas em seus cargos, doutrinadas e treinadas: elas precisam conhecer aquilo que se espera delas e como elas devem desempenhar seus cargos; precisam ser guiadas e motivadas para alcançarem osresultados que delas se espera. Dirigir significa interpretar os planos para os outros e dar as instruções sobre como executá-los. A direção está relacionada com a atuação sobre os recursos humanos daempresa. Em todas as empresas, os vários recursos devem ser combinados e, proporções adequadas, para produzir um dado resultado. A direção constitui uma das mais complexas funções administrativas.Envolve orientação, assistência a execução, comunicação, liderança e motivação.
Existem dois estilos de direção: Teoria X e a Teoria Y. A Teoria X Leva as pessoas a fazerem exatamente o que aorganização deseja, independentemente de suas opiniões ou seus objetivos pessoais. E suas características são:
1. A administração é responsável pela organização dos recursos da empresa no interesseexclusivo de seus objetivos econômicos.
2. A administração é um processo de dirigir os esforços das pessoas para atender as necessidades da empresa.
3. Sem essa intervenção ativa da direção as pessoasresistiriam ou seriam passivas em relação as necessidades da empresa.
4. As pessoas devem ser persuadidas, recompensadas, punidas, coagidas e controladas e dirigidas para o atendimento as necessidades daempresa.
5. As pessoas devem ser recompensadas ou punidas por meios econômicos.
A Teoria Y propõe um estilo de direção participativo e democrático, com base nos valores humanos e sociais. E as suascaracterísticas são:
1. A motivação, o potencial de desenvolvimento, a responsabilidade e o comportamento orientado para os objetivos da empresa, são fatores intrínsecos as pessoas e não
criados...
tracking img