Processos admin

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3470 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

Processos Administrativos



Mauro Fortunato RA:301552

Marcelo de Oliveira RA:301519

Thiago Moura RA:301609

Marcial Teramussi RA:301538





Anhanguera Uniderp – Promissão/SP

Ciências contábeis 3° Semestre







Etapa 1- Passo 1

De acordo com Bateman e Snell (1998), as organizações podem ser divididas em três níveis: estratégico, tático e operacional,de acordo com o tipo de trabalho que é desenvolvido por cada nível.

[pic]

Estratégico-O nível estratégico compreende os altos executivos da organização, responsáveis pela definição dos objetivos e planos da empresa, e tomada de decisões quanto às questões de longo prazo da empresa, como: sua sobrevivência, crescimento e eficácia geral (BATEMAN, 1998, p. 30)

Tático-O planejamento, nonível tático, é utilizado para traduzir os objetivos gerais e as estratégias da alta diretoria em objetivos e atividades mais específicos. (BATEMAN, 1998).O principal desafio neste nível é promover um contato eficiente e eficaz entre o nível estratégico e o nível operacional.

Operacional-Já no planejamento operacional, o processo é de uma menor amplitude, onde o foco é trabalhar junto aosfuncionários não administrativos, implementando os planos específicos definidos no planejamento tático. (BATEMAN, 1998)

Já de acordo com Carlos Escóssia o planejamento é a definição de um futuro desejado e de meios para alcançá-lo. Em outras palavras, poderíamos definir planejamento como sendo o exercício sistemático da antecipação. O princípio do planejamento é inspirado no esquema de planificação dospaíses socialistas, do qual se distingue por não eliminar a concorrência entre empresas no mercado, e exercer um controle mais normativo que imperativo. Até os anos 30, o planejamento era considerado incompatível com a economia de mercado. Hoje, o planejamento é utilizado nos países capitalistas, sendo comum à intervenção do Estado na economia.Outra justificativa do planejamento nos paísescapitalistas é o investimento em certos setores ou atividade que ofereçam lucros duvidosos, e a longo prazo, pelo qual a iniciativa privada não se interessa, ou disponha de capital necessário, tais como: construção de estradas, hidrelétrica etc. O planejamento econômico varia de acordo com as características de cada país (estrutura institucional, estágio de desenvolvimento, situação histórica egeográfica), e pode assumir diversas formas. Pode simplesmente introduzir o controle de preços e de políticas setoriais ou, em caráter mais amplo, orientar investimentos de infra-estruturas, tais com: indústria de base, transporte e comunicação, etc. De forma geral, as técnicas de planejamento são semelhantes quanto ao objetivo, mas costumam diferir segundo as metas, que são profundamente influenciadospor fatores político-sociais. Daí que é fundamental não confundir planejamento com previsão, projeção, predição, resolução de problemas e planos. O planejamento pressupõe a necessidade de um processo decisório que ocorrerá antes, durante e depois de sua elaboração na empresa – é um processo contínuo, cujas características básicas são: o planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas àsimplicações futuras de decisões presentes; o planejamento não é um ato isolado; o processo de planejamento é muito mais importante que seu produto final.

Na prática, podem-se distinguir três tipos de planejamento:

Planejamento Estratégico – é conceituado como um processo gerencial que possibilita ao executivo estabelecer o rumo a ser seguido pela empresa com o seu ambiente. Relaciona-se aobjetivos de longo prazo e com maneiras e ações par alcança-los, que afetam a empresa como um todo.

Planejamento Tático – relaciona-se a objetivos de curto prazo, e com maneiras e ações que, geralmente, afetam somente uma parte da empresa.Tem como eixo central otimizar determinadas áreas de resultados, e não a empresa como um todo. Portanto, trabalha com decomposição dos objetivos e políticas...
tracking img