Processo produtivo do sulfato ferroso – feso4

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4431 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROCESSO PRODUTIVO DO SULFATO FERROSO – FeSO4

TECNOLOGIA FARMACÊUTICA 1
FAR08N1

BELO HORIZONTE - MG
2011

PROCESSO PRODUTIVO DO SULFATO FERROSO – FeSO4

Avaliação parcial da disciplina de Tecnologia Farmacêutica 1 sob orientação do Prof. Guilherme Carneiro.

BELO HORIZONTE - MG
2011
SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO.........................................................................................................4
2. JUSTIFICATIVA.......................................................................................................4
3. LEGISLAÇÃO SOB VIGÊNCIA................................................................................5
4. GARANTIA DA QUALIDADE...................................................................................6
5.FORMULAÇÃO........................................................................................................7
5.1 Revestimento........................................................................................................8
6. FUNÇÃO FARMACOTÉNICA DOS EXCIPIENTES.................................................8
6.1.Diluentes..............................................................................................................8
6.2.
1. INTRODUÇÃO

A carência nutricional de ferro acomete grande parte da população, principalmente crianças abaixo dos 5 anos de idade e mulheres no período gestacional como é consenso entre os autores Torres et. al. (1994) e Lopes et. al. (1999). Essa deficiência nutricional de ferro no organismo é conhecida por anemiaferropriva, onde suas causas segundo Cançado (2009) advêm das necessidades fisiológicas aumentadas durante uma gravidez, fatores nutricionais com uma dieta descompensada, fatores patológicos como perda de sangue ou diminuição de absorção intestinal e a faixa etária. Logo, a prevenção e terapêutica podem ser facilmente resolvidos com a administração de sulfato ferroso por via oral, durante umperíodo aproximado de 2 a 6 meses dependendo da intensidade da deficiência de ferro até reestabilizar o seu estoque no organismo.
Esse medicamento é fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em duas apresentações, solução e comprimidos, conforme a Portaria MS/GM nº 204 / 2007 que regulamentou o bloco de Assistência Farmacêutica. Porém de acordo com a Portaria MS/GM 2982 / 2009 devem serdisponibilizados apenas para (crianças de 06 meses a 18 meses de idade, gestantes a partir da 20ª semana e mulheres até o 3º mês pós - parto).
O foco deste trabalho é a produção de um lote contendo mil comprimidos de sulfato ferroso na dosagem de 109mg (40mg de Ferro elementar) fabricados pela via úmida, na qual os pós serão transformados em massa úmida, pela adição de um aglutinante no interior domisturador, posteriormente ela será granulada, seca, calibrada, lubrificada, antes de ser comprimida e posteriormente o núcleo será revestido. Desta forma, seguirá as regulamentações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a sua elaboração.

2. JUSTIFICATIVA

O Ferro é um nutriente essencial para a vida e atua principalmente na produção) das células vermelhas do sangue e notransporte do Oxigênio para todas as células do corpo.
Segundo Côrtes et. al., dentre as deficiências nutricionais mais presentes em todo o mundo, a anemia por deficiência de ferro, ou anemia ferropriva, é reconhecida como uma das mais relevantes, especialmente pelo fato de que qualquer grupo etário é vulnerável a essa deficiência.
A anemia ferropriva não é considerada uma doença de acordo comGarcia et. al., mas uma manifestação de uma alteração sistêmica, a apresentação clínica pode incluir sinais e sintomas tanto da carência de ferro em geral, como da anemia propriamente dita. Dentro das principais manifestações encontram-se alterações do crescimento e desenvolvimento, fadiga, astenia, tontura, dispnéia, alterações da pele e mucosa; alopecia, entre outros.
Então, nada melhor do...
tracking img