Processo produtivo do chocolate

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1294 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA ETEC DE POÁ

Cecília Oliveira, 09 Gabrielly Pereira, 12 Natália Inácio, 25 Pâmela Cristine, 26 Priscila Rocha, 28

CHOCOLATES

Poá - SP

2012

Cecília Oliveira Gabrielly Pereira Natália Inácio Pâmela Cristine Priscila Rocha

CHOCOLATES

Trabalho dos componentes curriculares de Gestão de Logística e Administração da Produção, para o alcancedas competências previstas.

Poá - SP 2012

Expedição A expedição é uma atividade de armazém que se realiza depois de a mercadoria ser devidamente embalada e inclui as seguintes tarefas (Tompkins et al., 1996, p. 393):
 

Verificar se aquilo que o cliente pediu está pronto para ser expedido; Preparar os documentos da remessa (informação relativa aos artigos embalados, local para ondevão ser enviados);

  

Pesagem, para determinar os custos de envio da mercadoria; Juntar as encomendas por operador logístico (transportadora); Carregar os caminhões (tarefa muitas vezes realizada pelo transportador).

Atividade de expedição Os problemas podem ocorrer no planejamento da expedição de materiais do armazém, se as transportadoras logísticas que intervêm nesta atividade nãoforem devidamente escolhidas. A posição das transportadoras e as suas características, são fatores importantes que influenciam a expedição, de tal modo que as transportadoras são vistas como parte integrante do armazém. Sub consequentemente todas as tarefas da transportadora são incluídas no planeamento da expedição. A atividade de expedição começa e acaba quando a transportadora passa a linha dapropriedade do armazém (Tompkins et al., 1996, p. 394-395). As atividades necessárias para a expedição são:
       

Agregar e embalar a encomenda; Ordenar e verificar a encomenda; Comparar a guia de remessa com a encomenda; Identificar o veículo; Bloquear as rodas do veículo; Posicionar e fixar a dockboard; Carregar o veículo; Despachar o veículo.

Os requisitos do armazém para aexpedição são:
 

Área suficiente para ordenar as encomendas; Escritório para guarda informações sobre os artigos expedidos e encomendas dos clientes;

 

Área suficiente para estacionamento e manobra dos veículos; Existência de dockboards para facilitar o carregamento dos veículos. Algumas características importantes do armazém para a expedição:



Fluxo de materiais linear entre osveículos, zona de ordenação de mercadoria e áreas de armazenagem;

 

Fluxo contínuo sem paragens (congestionamentos) excessivas; Uma área concentrada de operações, que minimize a movimentação de materiais e aumente a eficiência da supervisão;

   

Movimentação eficiente de materiais; Operações seguras; Minimização de estragos; Fácil de limpar.

Princípios da expedição Muitos dosprincípios que se aplicam na recepção também podem ser aplicados na expedição, mas no sentido contrário (na recepção os produtos entram no armazém e na expedição os produtos saem). Os seguintes princípios servem como guia da atividade de expedição por forma a dar-lhe uma maior dinâmica. Estes pretendem simplificar o fluxo de material para a expedição e garantir que através do mínimo trabalho osrequisitos são satisfeitos. Os princípios da expedição são (Tompkins et al., 1996, p. 400-402):


Selecionar unidades de movimentação eficientes em termos de custo e espaço:
1.

Para caixas soltas - paletes de madeira, de metal (têm como características a durabilidade e capacidade de carga), de plástico ( têm como características a durabilidade, limpeza e a cor) e

paletes que encaixam umas nasoutras (têm como características a poupança de espaço, mas não são duráveis nem suportam objetos pesados).
2.

Para artigos avulso - tabuleiros empilháveis ou rebatíveis e caixas de cartão. Os fatores de seleção da opção mais apropriada incluem o impacto ambiental, custo inicial, ciclo de vida, limpeza e o nível de proteção do produto.

 1.

Minimizar os estragos no produto Agrupar e...
tracking img