Processo produtivo cachaça

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1863 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário
Introdução 3
Resumo 4
Processo Produtivo 5
Moagem 5
Filtragem 5
Fermentação 6
Destilação 7
Envelhecimento 7
Envase e rotulagem 8
Considerações Finais 9
Bibliografia 10

Introdução
Ao longo dos anos, pudemos analisar que o conceito de produção sofreu muitas alterações, que começaram quando Taylor e Ford introduziram novos conceitos de linha de produção egestão no mercado produtivo. A partir daí, a produção foi sendo melhorada continuamente, foram incluídos conceitos como: linha de montagem, posto de trabalho, arranjo fisco, motivação, processos, sindicatos, controle de qualidade, entre outros, com o objetivo de sempre inovar.
O conceito de produção se baseia em um modelo de transformação simples, onde os recursos a serem transformados e osrecursos transformadores são submetidos a um processo produtivo gerando o produto final e, em alguns casos, um subproduto.
Todo produto é feito com o objetivo de atender a necessidade de um determinado nicho de consumidores e, para haver garantia de que o produto interessa ao mercado, é feito um projeto de gestão de Produção, que começa com um conceito e termina na tradução desse conceito em umaespecificação de algo a ser produzido.
No mundo globalizado, o conhecimento, a eficiência e a rapidez no processo de inovação são elementos decisivos para a competitividade das economias. As inovações tecnológicas nos meios de produção promovem um choque nas organizações e seus modelos de negócios. O profissional de hoje deve conhecer ferramentas e metodologias de análise para dar rápidas respostas àsmudanças que o ambiente de negócios exige.
As principais empresas do mercado vêm acompanhando uma crescente evolução em tecnologia e estrutura para absorver a demanda internacional e oferecer o mais original e saboroso destilado, que já vem com uma vantagem adicional: só ele possui a marca registrada da alegria brasileira.
Através de pesquisa, pudemos analisar que o mercado externo está de portasabertas a cachaça brasileira. É a bebida nacional genuína ocupando o lugar que merece internacionalmente. A cachaça artesanal é a das mais apreciadas. Por isso existe preocupação, não só com o visual, mas, principalmente, com a qualidade.


Resumo
A fabricação da aguardente de cana, também conhecida por caninha ou cachaça, representa um importante segmento do setor industrial brasileiro debebidas. A produção se verifica, principalmente, em micro, pequenas e médias empresas, que são grande fonte geradora de empregos (diretos, indiretos e informais) e renda. Em termos de consumo, este destilado - que pode ser produzido artesanalmente ou em escala industrial - ocupa a segunda posição da bebida alcoólica mais apreciada pelos brasileiros, com 1,3 bilhão de litros produzidos anualmente,ficando atrás, somente, da cerveja.
Pela legislação brasileira, aguardente, caninha ou cachaça é definida como um produto alcoólico, obtido a partir da destilação do caldo de cana fermentado. Com respeito à forma com é produzida, a cachaça artesanal distingue-se do produto industrial por utilizar como matéria-prima a cana-de-açúcar crua, recém-colhida, fermentada naturalmente, destilada emalambiques, tipo panela de cobre, repousada e, em alguns casos, envelhecida em barris de madeira. A análise de cada uma das etapas do processo de produção, com a descrição de seus procedimentos, vem atender às exigências da legislação, possibilitando a melhor utilização das matérias-primas, maior eficiência dos processos e das operações da fabricação de forma integrada, com menores custos e maiorcompetitividade.

Processo produtivo cachaça
O processo de produção da cachaça envolve várias etapas importantes, quais seja a moagem, filtragem, fermentação, destilação, armazenamento, envelhecimento, ênfase e rotulagem, que poderão ser detalhadamente analisados nos itens abaixo.
Moagem
Moagem é o processo pelo qual a cana será moída. Este processo deve ser feito no máximo em 12 horas após o...
tracking img