Processo industriais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2146 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal do Pampa UNIPAMPA Campus Bagé

Disciplina: Processos Industriais Orgânicos
Professor: André Ricardo Felkl de Almeida 2º período especial de férias de 2011.

Aula 5: Sabões e Detergentes
5 Sabões e Detergentes
 •  •  Importância dos sabões e detergentes São compostos químicos indispensáveis para a limpeza e remoção de sujeiras leves e pesadas. Diferenças entresabões e detergentes Detergentes: São produtos sintéticos constituídos de misturas complexas de várias substâncias, cada qual escolhida para efetuar uma ação particular durante a limpeza e remoção de detritos de superfícies sólidas, lisas ou porosas. É um agente de superfície ou agente tensoativo, que reduz a tensão superficial dos líquidos, sobretudo da água, e facilita a formação e a estabilização desoluções coloidais, de emulsões e de espuma no líquido. Para penetrar na superfície e interfaces dos corpos (adsorção), a molécula do agente tensoativo contém uma parte polar ou hidrofílica, solúvel em água, e uma parte lipofílica, solúvel em gordura. Existem vários tipos de detergentes, sendo esses destinados para serviços leves e serviços pesados (Quadro 1).





Aula 5: Sabões eDetergentes
Quadro 1: Composição de três tipos de detergentes secos baseados no fosfato - grânulos.

Fonte: Shreve e Brink Jr., 1997.

Aula 5: Sabões e Detergentes
 Dividem-se em: i. Aniônicos - a atividade superficial é desempenhada por íons negativos (ânions).

ii. Catiônicos - a atividade superficial é desempenhada por íons positivos.

iii. Não-iônicos - a molécula inteira ésuperficialmente ativa.
iv. Anfolíticos - a atividade superficial pode ser positiva ou negativa, de acordo com o índice de acidez (pH) da solução. • Sabões

 É um tipo mais simples de detergente que compreende todos os sais de ácidos gordurosos.
 São fabricados com álcalis e gorduras.  Dividem-se em: i. Duros ou sódicos - quando o sódio esta presente na sua composição. ii. Moles ou potássicos - quando opotássio esta presente na sua composição.
OBS: Quando o sódio e o potássio estão presentes em sua composição, o sabão se classifica segundo a base preponderante.

Aula 5: Sabões e Detergentes
 Sua desvantagem é tendência de reagir ao cálcio e magnésio da água dura, com a formação de um resíduo insolúvel, motivo pelo qual tende a ser substituído pelos detergentes sintéticos.
Quadro 2:Diferenças gerais de composição e de fabricação contínua entre sabões e detergentes.

Fonte: Shreve e Brink Jr., 1997.

Aula 5: Sabões e Detergentes
5.1 Detergentes
 Matérias - primas • Surfactantes  Qualquer composto que modifica (usualmente que reduz) a tensão superficial, quando dissolvido em água ou em soluções aquosas, e que altera, de maneira análoga, a tensão interfacial de doislíquidos.  O sabão é um surfactante, mas o conceito acima é aplicado, com maior freqüência, aos derivados orgânicos, como os sais de sódio dos sulfatos ou dos sulfonatos de alquila de elevada massa molecular.  Os surfactantes efetuam na lavagem a ação de limpeza primária e de espumejamento mediante o mecanismo de redução da tensão superficial.  O processo de limpeza primária dos surfactantes consisteem:

i.

Molhabilidade completa da sujeira e da superfície do material que está sendo lavado pela solução de sabão ou de detergente.

ii. Remoção da sujeira da superfície. iii. Manutenção da sujeira em uma solução ou suspensão estável.

Aula 5: Sabões e Detergentes
 Descrição do processo de limpeza “Na água de lavagem, os surfactantes aumentam a molhabilidade da água de modo que elapossa penetrar mais facilmente atingir a sujeira. Principia, então, a remoção do sujo. Cada molécula da solução de limpeza pode ser considerada uma complicada cadeia. Uma extremidade da cadeia é hidrófila (solúvel em água) e a outra é hidrófoba (solúvel em gorduras). As extremidades de algumas dessas moléculas são atraídas por uma partícula de sujeira e a envolvem. Ao mesmo tempo, as extremidades...
tracking img