Processo frank

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (285 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O processo Frank
O processo executivo da estaca tipo Frank tradicional consiste em cravar no terreno um tubo com a ponta fechada por uma "bucha" de brita e areia, socada comenergia por um pilão de queda livre, que arrasta o tubo por atrito, obtendo-se ao final da cravação uma forma absolutamente estanque.
É realizado por equipamentos específicosé muito versátil permite uma variedade grande de possibilidades executivas que o torna extremamente atrativo para a execução de estacas moldadas no solo.

 A base alargadaAo atingir a profundidade estimada, o tubo é levantado ligeiramente e mantido imóvel pelos cabos do bate-estacas, expulsando-se a bucha através de golpes de pilão, tomando-seo cuidado de deixar no tubo uma certa quantidade de bucha para garantir a estanquedade. Nesta fase, introduz-se concreto seco sob golpes de pilão formando no terreno a basealargada.
 Grande Energia de Cravação:
A elevada potência de cravação posta em jogo é obtida pela grande altura de queda do pilão pesado.
A altura pode variar entrelimites bastante afastados e é, assim, adaptada à resistência das camadas intermediarias a atravessar. Matações e outros obstáculos encontrados no solo podem ser atravessados ouafastados.
 Armadura
A Armadura é constituída de barras longitudinais e estribo espiral soldado, mesmo que as solicitações a que a estaca venha a ser submetida nãoindiquem a sua necessidade, usa-se uma armadura mínima de ordem construtiva.
 Concretagem
Uma vez colocada a armadura, concreta-se o fuste da estaca apiloando-se concreto secoem pequenas quantidades ao mesmo tempo em que o tubo é retirado do terreno, mantendo-se uma altura de concreto dentro do tubo, suficiente para impedir a entrada de água e do solo.
tracking img