Processo decisório - ufrj

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5285 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis

Trabalho final de Processo Decisório

Professor Valdecy Faria Leite

Grupo: Júlia Furtado de Mendonça Lauria

Stefano Marcilio Santos Filho
Entrevista 1

Grupo: Boa tarde, Antônio. Poderia nos informar seu nome completo, por favor?

AntonioLauria: Boa tarde. Meu nome é Antônio José Lauria.

Grupo: Qual é a sua formação acadêmica?

Antonio Lauria: Sou graduado em Engenharia Mecânica.

Grupo: Diga o nome da empresa em que trabalha, por favor.

Antonio Lauria: SERVIER

Grupo: Quais são as principais atividades da empresa?

Antonio Lauria: É uma empresa que trabalha na fabricação de medicamentos.

Grupo: Qual o cargo que asenhor ocupa na empresa?

Antonio Lauria: Gerente de Produção.

Grupo: Há quanto tempo o senhor ocupa o cargo de gerente?

Antonio Lauria: Há 7 anos.

Grupo: O senhor poderia nos passar um telefone e um e-mail para contato? É apenas para o caso de dúvidas.

Antonio Lauria: Meu telefone é 9352-0656 e-mail é ajlprojetos@gmail.com

Grupo: Agora nos descreva, por favor, um momento nacarreira em que o senhor tomou uma decisão que teve um resultado positivo.

Antonio Lauria: Eu vou relatar um fato que foi uma decisão tomada quando eu estava trabalhando na empresa ETERBRAS, empresa essa que trabalha com produtos pra telhas de fibro-cimento, na ocasião eu era chefe de manutenção e nós fomos notificados pelo ministério público a destruir o nosso transformador de ascarel. Na ocasiãonós levantamos o caso e verificamos que nós tínhamos um prazo pra retirar o equipamento. Prazo esse bastante longo de mais ou menos de 3 a 4 anos .Nós sentamos com a direção da fábrica e fizemos um pré-estudo pra saber da viabilidade de procedermos nessa troca. Bom, como o ascarel e o transformador deveriam ser destruídos, nós fizemos um estudo de execução e percebemos que era viável asubstituição, até porque, tínhamos investimentos pra isso. Então nós decidimos tomar ação no inicio de processo sem postergar a decisão, uma vez que a ETERBRAS era uma empresa que trabalhava com amianto e tinha uma preocupação com a parte ambiental.

Grupo: Para melhor esclarecimento, o que é o ascarel ?

Antonio Lauria: O ascarel é um óleo isolante, usado há muitos anos dentro de transformadores deeletricidade e ele foi dado como óleo cancerígeno quando em contato com pessoas. Ele foi proibido e os equipamentos que continham o ascarel deveriam ser substituídos por outro ou com isolamento por de óleo mineral ou transformadores elétricos a seco. Então, voltando ao assunto, nós decidimos isso, pois, tínhamos a oportunidade de fazer com a verba a disposição. Nós fizemos um levantamento e tomamos adecisão. Ela se tornou muito boa porque, todo esse trabalho serviu pra enriquecer o staff da equipe da ETERBRAS no conceito de meio ambiente. A empresa que trabalhou na de retirada desse transformador também nos deu suporte na parte de formação de nosso pessoal. Como assim? Nós aproveitamos esse momento, que estávamos falando de ecologia e riscos, para incrementarmos na equipe tanto de produçãoquanto de manutenção, maiores cuidados com a parte de segurança. Logo a diante, quando já retirado o ascarel, acompanhávamos toda essa parte de perda de tempo por acidente de trabalho, afastamento por doenças e tudo mais, nós percebemos uma diminuição bastante interessante desse número, eu não os tenho aqui de cabeça, mas, diria que os reduzimos quase a zero. Então, essa decisão de troca deequipamento foi boa: pelo ponto de vista da empresa atender rapidamente uma solicitação do Ministério Público; porque aproveitamos essa atividade e diversificamos falando mais sobre a parte de segurança, o que veio favorecer a produtividade da empresa já que menos pessoas ficavam afastadas e também porque ganhamos conhecimentos com relação ao ascarrel que é extensivo a qualquer outro produto que venha...
tracking img