Processo decisório india

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1228 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Processos Decisórios

Tomada de Decisão levando em consideração a cultura

Indía

Introdução (DADOS RELEVANTES)

O tamanho do mercado indiano pode ser dimensionado por sua população de um bilhão de habitantes e por sua posição no ranking das maiores economias: o seu produto interno bruto - PIB é o décimo primeiro do mundo, tendo atingido o valor de US$ 515,0 milhões, em 2002, com ataxa de crescimento de 4,4%, segundo dados do Banco Mundial para 2002.
A economia indiana, em 2002, foi marcada pelo lento crescimento econômico internacional e por choques externos, tais como as tensões na fronteira com o Paquistão, a seca prolongada e a elevação do preço de petróleo. A resposta à seca exigiu das autoridades a regulação da oferta de alimentos (com redução de preços,subsídios e liberação de importações), o que agravou a crise fiscal do estado.
O principal desafio da política macroeconômica indiana atual é reduzir o elevado déficit fiscal existente, mediante a utilização de uma nova lei de responsabilidade fiscal e da melhoria do ajuste fiscal.
Contudo, apesar dessas restrições, o crescimento da economia indiana em 2002 foi de 4,4%, conforme mencionadoanteriormente, tendo sido uma das mais elevadas taxas do mundo - em anos anteriores atingiu inclusive taxas superiores.
A Índia reformulou a sua economia desde os anos noventa, quebrando quatro décadas de autarquia e intervencionismo, o que se deveu à emergência de novos interesses de grupos e às severas crises de balanço de pagamento.
Em virtude de uma forte oposição política, quetem impedido maior liberalização, e até mesmo neutralizando alguns efeitos do programa liberal, as reformas estão incompletas, apesar dos progressos na direção de maior competição, remoção de controles quantitativos na produção industrial, importação e acesso ao capital.
O ano de 2002 marcou também o lançamento do décimo plano qüinqüenal indiano, cobrindo o período 2002-07. O plano adota umaambiciosa meta de crescimento de 8% ao ano para o PNB.
Fonte: www.receita.fazenda.gov.br/...brasilindia/mercado.htm
Uma das civilizações mais antigas do nosso planeta, com uma diversidade fantástica de línguas, religiões, hábitos e modos de vida e que, apesar destes fatores, apresenta uma grande unidade na cultura do país. Ao mesmo tempo em que cada região tem seu próprio modo deexpressão na arte, na música, na linguagem, na culinária, o indiano é profundamente arraigado ao sentimento de amor à nação e tem orgulho de sua civilização ancestral, o que mantém certa unidade em muitas tradições do povo em geral.

A diversidade de símbolos, de idades e rituais serem motivo de curiosidade para o mundo ocidental, como por exemplo, o culto hindu as vacas, estes costumes devem serabsorvidos e entendidos pela empresa que pretende abrir e manter relações comerciais.

Esse conjunto de reflexões nos conduz aos seguintes questionamentos:

As barreiras culturais dos países importadores exercem influências nas estratégias de vendas das empresas exportadoras nacionais? Como a cultura interfere na tomada de decisão das organizações?

Economia/Comércio

O comérciointernacional evoluiu significativamente nas últimas décadas. Essa evolução pode ser observada no surgimento de blocos econômicos, na abertura de novos mercados e na redefinição de tempo e espaço (BRIC). As pessoas têm acesso às informações em tempo real, dinamizando e acirrando a competitividade mercadológica, exigindo rapidez na tomada de decisões. (CONTRASTE COM A CULTURA INDIANA). A globalizaçãoredefiniu noções de tempo e espaço, aproximou países facilitando sua comunicação e relações comerciais, que cada vez mais seguem os padrões de comércio de acordo com a OMC (Organização Mundial do Comércio). Não existe um fator determinante e ditatório para a evolução das comercializações globais, pois os acontecimentos ao redor do mundo repercutem em tempo real, influenciando as tomadas de...
tracking img